Direito Foto Caíque Cahon

Taxa de aprovação ficou em 76% (Foto: Caíque Cahon)

O curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o segundo no país que mais aprova no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A taxa de aprovação ficou em 76%, com 221 inscritos. A faculdade também recebeu o selo OAB Recomenda.

A pesquisa, divulgada pela FGV Projetos, assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi baseada nos exames 10 a 13. O ranking apresenta as dez faculdades de Direito do Brasil que mais aprovam no exame da OAB.

A instituição também se destacou nos anos anteriores. Em 2013, dos 78 inscritos, 58 foram aprovados, o que corresponde a 74,36% de aprovação. No Exame de 2012, dos 102 alunos do curso que se inscreveram 88 foram aprovados, o que corresponde a um percentual de aprovação de 86,27%, ocupando a primeira colocação no processo seletivo.

No ano passado, o “Guia do Estudante”, uma das plataformas de avaliação do ensino superior mais relevantes do Brasil, classificou o curso de Direito da UFJF com cinco estrelas, obtendo uma média de 4,5, a mais alta da instituição.

De acordo com a diretora da faculdade, Aline Araújo Passos, a posição do curso na listagem se deve à qualidade de formação dos alunos, às altas notas de avaliações do Ministério da Educação (MEC) e à capacitação do corpo docente.

Ela destaca que o curso é de tradição e grande parte do corpo docente possui doutorado. Além disso, a graduação passa por reformulações constantes para se adaptar às necessidades da sociedade. “Oferecemos um ensino de qualidade, tanto para o ciclo inicial como para a formação profissional. Consequentemente, obtemos um alto índice de aprovação daqueles que prestam o exame da OAB.”

A ex-aluna Nathálya Silva, aprovada no exame 13, considera que o excelente posicionamento da Faculdade de Direito é devido a dois fatores: a junção da qualidade do ensino ministrado pelos professores e a intensa dedicação dos alunos. “Acredito que o diferencial apresenta-se na maneira em que o conhecimento é testado ao longo do curso. De forma que à medida que os professores exigem mais nas provas rotineiras, encontramos familiaridade diante de um exame como este.”

A pesquisa também analisa o perfil socioeconômico dos candidatos e dos aprovados; o panorama do mercado de trabalho; o panorama do ensino superior em Direito; e a educação superior no Brasil.

Acesse aqui o Exame de Ordem em Números

Outras informações: (32) 2102-3500 (Faculdade de Direito-UFJF)

(21) 3799-5649 (FGV Projetos Assessoria Técnica, Projetos e Estudos)