inscriçoes_ufjf_no_sisu_2015

Acesse a relação de inscrições de cada curso na página da UFJF no Facebook

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contabilizou 62.038 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 2.291 registros a mais que a primeira edição do processo seletivo em 2014, quando a instituição obteve 59.747 inscrições. O aumento é de 3,7%.

A quantidade de candidatos interessados nas 1.757 vagas de 54 graduações da UFJF, disponíveis nesta edição do Sisu, também subiu de 43.713 para 44.473. Cada participante poderia escolher duas opções de curso. Por isso, a quantidade de inscrições é mais alta do que a de candidatos.

Para a pró-reitora adjunta de Graduação, Ana Cláudia Peters, os números indicam a procura crescente pela UFJF. “A Universidade está cada vez mais reconhecida por sua qualidade e como instituição na qual os estudantes podem confiar”, afirmou.

Ressaltou também que, diante do aumento do número de inscritos, a Universidade se propõe a fazer o acompanhamento dos ingressantes a longo prazo, importando saber sobre a qualidade da permanência dos estudantes no curso e como eles saem graduados.

Veja os dados nas tabelas abaixo:

Inscrições

quantidade-de-canditados-que-escolheram-a-UFJF- 

 

 

 

Candidatos

quantidade-de-canditados-que-escolheram-a-UFJF

 

 

 

Mais procurados

Em números absolutos, o curso de Medicina, em Juiz de Fora, foi o mais desejado, com 3.318 inscrições para 62 vagas em todos os cinco grupos de acesso. Na sequência, aparecem Direito – noturno (2.527), Psicologia (2.237) e Educação Física (2.135).

No campus avançado em Governador Valadares, Medicina também recebeu mais registros: 2.410 inscrições para 34 vagas. As outras três graduações mais visadas foram Administração (2.099), Odontologia (1.964) e Educação Física (1.731). Saiba quantas inscrições cada curso recebeu na página da UFJF no Facebook.

Medicina e Direito também apresentaram os mais altos pontos de corte entre os cursos da UFJF e do país na mais recente parcial de notas divulgada pelo sistema na última quinta, 22.

A estudante de Direito Jéssika Almeida tentou, neste ano, pela primeira vez, Medicina para o campus de Juiz de Fora. “Passei para o Direito noturno pelo Pism, porém não me vejo trabalhando na área. Resolvi tentar Medicina que sempre foi um curso que me interessou. Não sei qual será o resultado, afinal, estou há três anos sem prestar vestibular ou estudar as matérias relacionadas ao Enem. Mas obtive uma nota considerável e espero que ela seja suficiente”, disse.

Adriano Vilar está concorrendo a uma das vagas ofertadas pelo curso de Psicologia da UFJF. “Quando vi que ele era o terceiro curso mais concorrido neste ano, bateu um pouco de medo, mas depois fiquei mais tranquilo porque sei que tudo acontece na hora certa.” Adriano escolheu a graduação local devido à identificação com o curso e à excelência do ensino. “A UFJF é próxima à minha casa e tem ótimas referências.”

Quarto curso com mais inscrições em Juiz de Fora, Educação Física foi a escolha de Israel Masiero. “Fiquei muito surpreso com a concorrência, pois sinceramente não esperava que tanta gente cobiçasse a profissão de educador físico”, afirmou.

Próximas datas

O resultado da chamada única será publicado na próxima segunda, 26, no site do Sisu. No mesmo dia, será aberto o prazo para inscrições na lista de espera, também pela página do sistema. Na UFJF, a matrícula dos aprovados ocorre nos dias 2 e 3 de fevereiro. Confira as orientações para o registroA inscrições no processo seletivo nacional terminaram no dia 22.

Leia mais:

20 dúvidas frequentes sobre o Sisu na UFJF

Outras informações: 0800-61 61 61 (Sisu) – www.sisu.mec.gov.br

 Sisu na UFJF