Cine-theatro Central - obras nas fachadas Foto Twin Alvarenga

É a primeira vez, em 18 anos, que as fachadas passarão por completo restauro (Foto: Twin Alvarenga)

A maior intervenção realizada no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde a restauração em 1996 chega agora à parte externa do patrimônio, com a montagem dos andaimes para início das recuperação das fachadas. A estrutura, que começou a ser instalada na última segunda-feira, dia 19, tem despertado a curiosidade do público na Praça João Pessoa e no Calçadão da Rua Halfeld. Essa é a primeira vez, nos últimos 18 anos, que as fachadas do Central são alvo de completo restauro de manutenção, incluindo limpeza, tratamento e pintura das paredes, recomposição de rebocos, molduras e revestimentos, restauro de carrancas e ornatos, revisão e restauração de todas as janelas, impermeabilização de terraços e marquises.

De acordo com o arquiteto Massimiliano Fontana, da empresa Espaço-Tempo – a mesma firma que comandou a restauração do cine-teatro na década de 1990 – todo o trabalho está previsto para acontecer num prazo de três meses. A expectativa é que o Cine-Theatro Central esteja pronto em abril. A restauração das fachadas já é a parte final das obras que vêm sendo realizadas no espaço desde agosto de 2014. A restauração não chegou a interromper totalmente a agenda do teatro, mas, como explica o diretor André Xandó, até março só serão realizados eventos que já estavam marcados.

Em função das obras, também não estão sendo realizadas as visitas guiadas. Mas um projeto da Pró-reitoria de Cultura (Procult) – o Espaço Angelo Bigi, que disponibilizará totens sobre a história no teatro no seu foyer principal – aguarda verbas para entrar em execução. O objetivo do projeto, como ressalta o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, é proporcionar ao cidadão juiz-forano e a todos os visitantes a oportunidade de conhecer aspectos históricos e artísticos sobre o Central – desde os primórdios do teatro em Juiz de Fora, passando pela era de ouro do cinema e até o processo de tombamento do imóvel e sua aquisição pela UFJF.

Preservação

O atual restauro de manutenção do Central – o terceiro realizado no espaço – foi orçado em mais de R$ 944 mil. Segundo Fontana, essa restauração é muito importante para a preservação do monumento, que é bem tombado pelo patrimônio municipal e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As obras nas fachadas ainda incluem intervenções para restauro da escadaria de acesso principal e do piso externo, com substituição de ladrilhos hidráulicos quebrados e recomposição do mármore por outros com as mesmas características. Também será feita a substituição dos atuais pisos em cimentado dos acessos laterais e das bilheterias por novo piso em ladrilhos. Para combater o problema das infiltrações, marquises e terraços serão impermeabilizados.

A restauração das fachadas começará pela principal, passando em seguida para as laterais e, por fim, para a posterior, de frente para a Rua São João. Após todo o processo de tratamento e recomposição dos revestimentos, a pintura das paredes será feita com a mesma tinta Arcádia Ibratin, na cor atual. Como explica Fontana, trata-se de tinta mineral, que permite à parede “transpirar” – linha desenvolvida especialmente para a conservação de bens do patrimônio histórico como o Central, que em março deste ano completa 86 anos.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)