Apite - filme Foto Divulgação

O curta “Apite” registra a memória ferroviária da região (Foto: Divulgação)

“Qual o lugar do cinema hoje?”. Este é o tema central da 18º Mostra de Cinema de Tiradentes, que começa nesta sexta-feira, 23, e vai até o dia 31. A homenageada este ano é a atriz Dira Paes. Além dos 37 longas e 91 curtas apresentados em 59 sessões de cinema, haverá oficinas, seminários, debates e outras atividades artísticas durante o evento. Dos 128 filmes que serão expostos, dois foram dirigidos por alunos da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e um terceiro por ex-aluno da Facom. Além disso, o Júri Jovem da Mostra será composto por cinco membros, sendo três da UFJF: Elisa Maria Rodrigues e Rodrigo Souza, mestrandos em Artes, Cultura e Linguagens; e Guilherme Landim, mestrando em Comunicação.

Os filmes

“Marx Pode Sair” é um curta metragem – de 20 minutos – que “conta a história de três jovens que moram juntos e recebem a incumbência de abrigar e esconder Karl Marx em sua casa, nos tempos atuais”, afirma um dos diretores do filme, Otávio Campos. O projeto começou a ser pensado no início de 2014, porém, somente em julho do mesmo ano é que as gravações se iniciaram. A direção do curta é composta por, além de Otávio Campos, Carol Caniato, Eduardo Malvacini, Rafaella Pereira e Stephanie Costa, todos alunos da UFJF. O filme levou o Prêmio Incentivo, do Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

Matheus Engenheiro e Miriam Azevedo foram alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF e, juntos, cinegrafaram, dirigiram, roteirizaram e editaram o filme “Apite”. O curta, de 18 minutos, conta a história de “alunos de diversos cursos da UFJF que percorrem os municípios de Barbacena, Antônio Carlos, Santos Dumont, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora e Matias Barbosa em busca de vestígios, manifestações, relatos e lugares que ancoram a memória do sistema ferroviário do Brasil”, afirma Miriam. O projeto cinematográfico teve início no Memória Trilho do Laboratório de Patrimônios da UFJF em outubro de 2013, quando se iniciaram as gravações, que duraram cerca de sete meses. “O apoio da UFJF e do MEC possibilitaram nossas viagens até as cidades para registrar a memória ferroviária da região e também, o acesso a equipamentos básicos para produzir um filme com qualidade”, conclui Miriam.

David Azevedo também foi aluno da Faculdade de Comunicação da UFJF e dirigiu o curta “Sansão”. O filme ganhou júri popular na Mostra Regional no Primeiro Plano de 2014 e Menção Honrosa do Júri do Incentivo Primeiro Plano. “ O filme conta a história de um garoto, Lucas, que vive com a mãe em um apartamento e que, durante as férias escolares se sente muito sozinho. Um dia, ao visitar seus primos, ele conhece o cachorro que eles ganharam. Lucas fica fascinado com a ideia de também ter um cachorro, mas sua mãe não deixa. Na casa de sua avó, ele acha um pintinho. Depois de brincar muito com o bicho, ele decide levar o pintinho pra casa. Lá, ele chama o animal de Sansão. Porém, um pintinho não é igual a um cachorro. Assim, ele decide ensinar o pintinho a ser cachorro”, afirma David. As gravações ocorreram em julho de 2014 e em apenas sete dias, David já possuía todas as cenas gravadas para o curta. “Trabalhar com criança é uma surpresa, pois eles são imprevisívies; são animados e sempre dispostos, porém, sempre chegava um momento que eles cansavam, assim como todos. Mas sempre conseguíamos incentivá-los a continuar a gravar. Já os animais não tinha como controlar. Contamos muito com a sorte. O mais difícil das gravações eram as situações surpresas que poderiam acontecer, mesmo com tudo combinado. Mas, no final das contas, tudo deu certo”, conclui David.

Confira o teaser de “Apite”

Confira o teaser de “Sansão”

Confira o teaser de “Marx pode sair”

18ª Mostra de Cinema de Tiradentes