Entre todas as 70 graduações de Medicina do país com vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o curso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – campus sede é o 13º com nota de corte mais alta, 799,64. O curso do campus em Governador Valadares aparece na 23ª posição, exigindo que o candidato tenha obtido 785,86 pontos no Enem 2014 para classificação.

Entre as 117 opções de Direito, o curso diurno da UFJF ocupa a 14ª posição, com 759,12 pontos. Engenharia Mecânica é a 22ª do país em 70.

O levantamento considera a pontuação mínima divulgada nesta quinta-feira, 22, à 0h na página do sistema. O Sisu atualiza diariamente o ponto de corte durante o período de inscrição, que termina às 23h59 desta quinta. No último dia 20, o curso de Medicina, em Juiz de Fora, aparecia na 11ª posição. O ranking abrange apenas as vagas destinadas à ampla concorrência, ou seja, que não se enquadram em grupos de ações afirmativas (cotas)

Das 54 graduações da UFJF disponíveis para ingresso por meio do Sisu, os cursos de Medicina e Direito diurno também exigiam as mais altas notas para ingresso com base no levamento do dia 22. Em seguida, aparecem Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Veja quais são os dez cursos da UFJF com notas de corte mais altas:

http://www.ufjf.br/secom/files/2015/01/cursos-com-ponto-de-corte-mais-altos.png

 

A nota mínima necessária para todos os cursos está disponível no site do Sisu. No campo de busca da página, é preciso selecionar a busca de vagas por instituição, digitar “UFJF” e selecionar cada graduação.

Podem participar da seleção quem fez o Enem 2014 e não zerou a nota da redação. As inscrições devem ser feitas no site www.sisu.mec.gov.br.

Qualidade atrai candidatos

O candidato Matheus Sampaio está tentando entrar para o curso de Medicina, em Juiz de Fora, por meio de duas seleções adotadas pela UFJF, Sisu e Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), como forma de ter mais chances de ingresso. “Meu colégio sempre me preparou, demonstrando a importância desse processo seletivo, pois toda a matéria é divida pelos três módulos, facilitando assim o estudo e a compreensão dos assuntos.”

De acordo com o estudante, a escolha pela instituição foi devido ao ensino de excelência: “A UFJF nos prepara para nos destacarmos no competitivo mercado de trabalho. Sempre me interessei pela área de saúde e pelo fato de poder contribuir com o bem-estar das pessoas”, destaca.

A professora e coordenadora do curso de Medicina da UFJF, Ivana Moutinho, considera o interesse dos estudantes pela graduação devido aos altos índices de qualidade. “Possuímos nota cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na visita in loco. Construímos tradição durante os 60 anos de existência [da escola de medicina, anterior à criação da UFJF] e ainda há muitas conquistas pela frente”. A coordenadora destaca ainda que os professores de Medicina são efetivos, e a maioria possui doutorado. “O corpo docente é muito comprometido com a graduação e a pós-graduação”, completou.

A coordenadora ressalta os investimentos que a faculdade recebeu nos últimos anos e o apoio do ex-diretor e atual reitor, Júlio Chebli, com os projetos da faculdade. “Convido todos a conhecerem a nova Faculdade de Medicina. Em breve, também poderemos desfrutar de mais de 300 novos leitos do Hospital Universitário”, disse, enfatizando que os alunos contarão com a infraestrutura do quinto maior hospital universitário do país para realizar residência.

A UFJF oferece atualmente 54 graduações para seleção por meio do Sisu, totalizando 1.757 oportunidades.

Outras informações:

Sisu

Sisu na UFJF

0800-61 61 61