Campus da UFJF: instituição oferece 54 cursos de graduação (Foto: Twin Alvarenga)

Campus da UFJF: instituição oferece 54 cursos de graduação no Sisu (Foto: Twin Alvarenga)

Dentre as 54 graduações oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Sisu, três concentram 21,6% das vagas disponíveis da instituição no processo seletivo – 379 de 1.757 oportunidades.

São os bacharelados interdisciplinares (BI) em Ciências Humanas e em Artes e Design e o curso de Ciências Exatas, que possuem um ciclo de formação geral e outro de conteúdo específico, com acesso a 16 cursos, como Turismo, Engenharia Computacional e Moda.

Diferentemente das demais, essas opções não limitam os alunos, logo no início, a uma opção de formação apenas, ao possibilitar um leque mais amplo de profissões a seguir. Isso beneficia os candidatos que sabem qual campo de conhecimento se identificam, mas ainda estão indecisos sobre o curso.

Artes e Design

aula Artes - IAD Foto Caíque Cahon

Atividade do Bacharelado em Artes e Design, que tem aulas sobre artes plásticas (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Quem tem afinidade com Moda, Design, Artes Visuais ou Cinema e Audiovisual, por exemplo, pode ingressar no BI de Artes e Design. Durante três anos, os estudos consistem em uma visão geral sobre a área e abrangem os quatro campos, dando ao aluno maior liberdade para montar sua grade curricular. A decisão sobre as especialidades pode ser tomada após esse ciclo básico.

Quando ingressou na UFJF, em 2013, o estudante Augusto Henrique estava decidido a cursar Cinema e Audiovisual. No entanto, os três primeiros períodos no ciclo interdisciplinar o fez repensar sua escolha. Hoje, ele está dividido entre sua primeira opção e Moda, e pode, a partir de uma grade flexível, escolher disciplinas que ajudem nessa escolha.

“Quero pegar mais matérias de Moda para ver o que rola. O bom do BI é que a gente se torna um profissional com várias direções, porque, como se faz disciplinas de várias áreas, isso se torna um diferencial. Sempre terá uma visão mais ampla”, explicou.

Augusto vê ainda, como aspecto positivo, a possibilidade de fazer uma graduação em apenas três anos. “Acho válido lembrar que com essa formação rápida, você pode entrar em um mestrado ou pós mais cedo”, acrescentou, referindo-se ao fato de que o aluno recebe o título de bacharel ao fim do primeiro ciclo.

Ciências Humanas

a

Ciência da Religião é um dos mais novos cursos da UFJF, oferecidos por meio do Bacharelado em Ciências Humanas (Stefânia Sangi/UFJF)

O funcionamento do BI em Ciências Humanas também segue a mesma proposta. O primeiro ciclo tem a duração de dois anos e meio, período em que o estudante terá a formação geral em ciências humanas e ênfase em uma das áreas de conhecimento que optar. Ou seja, poderá cursar disciplinas das áreas de sociologia, ciência política, antropologia, ciência da religião, filosofia, história, geografia, estatística, psicologia, artes, letras e turismo.

 Caso deseje continuar os estudos, o aluno pode optar entre quatro graduações do segundo ciclo: Turismo, Ciência da Religião, Filosofia e Ciências Sociais. Essa etapa demanda entre um ano e meio a dois anos e meio de dedicação à área profissional desejada.

O vice-coordenador do bacharelado, Luiz Flávio Neubert, destaca a característica mais generalista dos bacharelados interdisciplinares. “O aluno tem contato com várias áreas e pode deixar a escolha apenas para o segundo ciclo.” Existe ainda, segundo ele, a vantagem de poder ter dois diplomas, pois o aluno se forma bacharel em Ciências Humanas, e depois se especializa, no segundo ciclo.

Exatas

O curso de Ciências Exatas, apesar de não receber o nome de BI, funciona de maneira semelhante. No primeiro ciclo, em linhas gerais, o acadêmico estuda as disciplinas básicas das áreas de matemática, física, química, informática e estatística. A partir do segundo período, além de disciplinas básicas, têm início as disciplinas profissionalizantes, mais específicas e de conhecimento aprofundado na carreira a ser escolhida.

Essa primeira etapa do Ciências Exatas dura três anos com possibilidade de acesso a 11 cursos. São oito após a conclusão do ciclo básico, de três anos – Ciência da Computação; Física; Estatística; Matemática, Química e engenharias Computacional, Elétrica e Mecânica – e três que podem ser feitos até mesmo antes de terminar a fase inicial – as licenciaturas em Física, Matemática e Química.

A principal diferença do curso de Exatas é a possibilidade de o aluno escolher a opção profissionalizante logo no terceiro período e garantir a vaga no segundo ciclo. É possível também optar pelas licenciaturas em Física, Matemática e Química, sem necessariamente ter de concluir o bacharelado.

Distribuição dos cursos de segundo ciclo entre os bacharelados:

As três graduações de formação geral em Artes, Humanas e Exatas oferecem 19 cursos, considerando as licenciaturas em Física, Matemática e Química

As três graduações de formação geral em Artes, Humanas e Exatas oferecem 19 cursos, considerando as licenciaturas em Física, Matemática e Química

Vagas e seleção

Atualmente, as vagas destinadas aos BIs correspondem a cerca de 30% de toda a oferta da universidade, 840 no total. São 250 vagas para Artes e Design; 345 para Ciências Humanas; e 245 para Ciências Exatas, e o ingresso é feito pelo Pism e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As provas do Pism já foram realizadas, agora resta disputar uma cadeira por meio do Sisu, cujas inscrições ocorrem do dia 19 a 22 de janeiro. Nessa seleção, é utilizada a nota do Enem 2014.

Os bacharelados interdisciplinares e o curso de Ciências Exatas, assim como todos os demais oferecidos pela UFJF, possuem quatro grupos de acesso por ações afirmativas, além das vagas de ampla concorrência. Saiba aqui.

A entrada para os cursos de segundo ciclo, ou seja, as especializações dos bacharelados, é feita internamente, variando de acordo com o instituto. Entre os critérios adotados, estão: a carga horária cumprida nas disciplinas obrigatórias no primeiro ciclo, o Índice de Rendimento Acadêmico (notas obtidas nas disciplinas) e processo seletivo.

Outras informações:

(32) 2102-3164 (BI Ciências Humanas)

(32) 2102-3350 (BI Artes e Design)

(32) 2102-3302 (Curso de Ciências Exatas)

 UFJF no Sisu

0800-61 61 61 (Sisu)