Sisu_na_UFJF_pessoa_acessando_pagina

Inscrições devem ser feitas somente pela internet no site do Sisu (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Confira as principais dúvidas dos candidatos sobre a seleção de 1.757 vagas de 54 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu):

1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesta edição do Sisu, podem concorrer quem fez o Enem 2014.

2 – Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na Redação. O prazo para se candidatar é de 19 e 22 de janeiro, exclusivamente pela internet na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos como primeira e segunda opções e precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso (cotas). Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2014 e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.

Após a chamada única regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no site do sistema de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

Assista ao vídeo sobre o Sisu na UFJF.

3 – O que é necessário para fazer a inscrição no Sisu?

O candidato deve acessar o site do Sisu, clicar em “Fazer inscrição” e informar o número e a senha de inscrição no Enem 2014. É preciso ficar atento aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão fornecidas pelo sistema no ato de inscrição.

4 – Quem pode participar do Sisu?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2014 e que tenham obtido nota acima de zero na Redação.

5 – Como escolher a UFJF?

O Sisu tem um campo para buscar vagas por município, instituição e curso. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher a UFJF na guia referente às instituições de ensino. A partir disso, aparecerão os cursos e as vagas ofertadas.

6 – Quais são as modalidades de concorrência do Sisu?

As vagas são divididas entre grupos voltados para as ações afirmativas (cotas) e ampla concorrência. Dentro das ações afirmativas, o candidato deve fazer a opção considerando os seguintes perfis:

  1. Candidatos com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  2. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  3. Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  4. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). Entenda os grupos de ações afirmativas

7- Quantas vagas a UFJF oferece no Sisu, no campus de Juiz de Fora e de Valadares? Qual curso mais concorrido?

São 1.757 vagas para ingresso no primeiro semestre, sendo 1.488 para 45 cursos em Juiz de Fora e 297 para nove graduações em Governador Valadares.

8 – Quais cursos da UFJF oferecem mais vagas?

O curso de Ciências Exatas tem 171 vagas; o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, 121; e o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, 87. Essas opções dão acesso a outros 16 cursos de segundo ciclo, como Turismo, Ciências Sociais e Cinema, Engenharia Computacional. Em Governador Valadares, o curso que possui mais alto número de vagas é o de Ciências Contábeis, com 35.

9 – O que significa a sigla ABI inserida ao lado da opção de curso no Sisu?

A sigla ABI significa Área Básica de Ingresso. Quem optar por um dos cursos cumprirá um ciclo básico de disciplinas, e depois irá optar pela habilitação desejada: bacharelado ou licenciatura.

10 – Quantas chamadas são feitas no Sisu?

Apenas uma. Em anos anteriores, eram realizadas duas. O resultado é publicado no site do Sisu.

11 – Quando serão as matrículas?

Na UFJF, serão nos dias 2 e 3 de fevereiro (o prazo pode ser diferente em outras universidades). A relação de documentos necessários varia conforme o grupo de ações afirmativas (cotas), informada no ato da inscrição. Quem não fizer a matrícula, perde a vaga, que passa a ser direcionada à Lista de Espera.

12 – Como funciona a Lista de Espera?

O sistema disponibilizará às instituições participantes a lista com o nome dos candidatos excedentes. O interessado deve se inscrever de 26 de janeiro a 6 de fevereiro no site do Sisu.

13 – Onde e quando será publicada a relação de inscritos na Lista de Espera?

Cada universidade será responsável por divulgar o nome dos aprovados em seus portais na internet. A UFJF publicará a relação no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) em data a ser definida.

14 – Após a divulgação da Lista de Espera, a UFJF fará novas convocações?

Caso haja vagas sobrando, serão lançadas novas reclassificações. Em 2014, foram cinco, publicadas no site do Cdara. A quantidade pode variar.

15 – O candidato tem duas opções de curso na chamada única, inclusive na lista de espera?

Somente na chamada única. Na Lista de Espera, ele pode concorrer somente com a sua primeira opção de curso.

16 – A UFJF utiliza peso diferentes para conteúdos do Enem 2014?

Não. Todos possuem peso 1.

17 – Em caso de empate entre os candidatos, quais são os critérios de desempate?

Caso ocorra empate entre dois ou mais candidatos, os critérios de desempate são: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

18 – É possível estudar na UFJF e em uma instituição de ensino particular?

Sim. O que é vedado por lei é o aluno ocupar duas vagas em instituições públicas de ensino. Tendo condições de conciliar uma pública e uma privada (desde que não seja por meio de bolsa do ProUni ou Fies) não há impedimento.

19 – Vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música não aparecem no Sisu. Por quê?

Porque exigem prova de habilidades específicas. A seleção é feita com base na aptidão do candidato verificada nesse exame, e a classificação é conforme a nota do Enem 2014. As provas de habilidades já ocorreram. O resultado será conhecido no dia 12 de fevereiro, a partir das 11h, no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

20- Como será a seleção para o curso de Direito no campus de Governador Valadares?

Será por meio de edital próprio da UFJF disponível no site www.vestibular.ufjf.br. A seleção usará a nota do Enem 2014. O período de inscrição é das 9h de 19 de janeiro de 2015 às 14h de 30 de janeiro de 2015. São 70 vagas disponíveis para o primeiro e para o segundo semestre. A taxa de inscrição é de R$ 25. O resultado sairá no dia 23 de fevereiro, a partir das 11h, também no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

Outras informações: 0800 61 61 61 (Sisu)

(32) 2102-3911/ 3978 / 3979 (Central de Atendimento-UFJF)

Página do Sisu na UFJF