bicicletário Foto Géssica Leine

Após a solenidade, foi realizada a volta inaugural (Foto: Géssica Leine)

Quem deseja pedalar no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mas não possui uma bicicleta, poderá utilizar uma da Estação Bike Unimed. Esta parceria entre a Universidade e o plano de saúde foi concretizada na manhã desta quinta-feira, dia 8, quando o vice-reitor da UFJF, Marcos Chein Feres, e o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges, assinaram o convênio que oficializa a implantação das bicicletas compartilhadas.

A Estação Bike foi instalada em frente ao prédio da Reitoria, no Centro do Campus Universitário, e tem a mesma proposta da Academia ao Ar Livre que é incentivar a prática de exercícios físicos e garantir mais momentos de lazer e bem-estar à comunidade.

Segundo Marcos Chein, mais uma vez a UFJF abre os seus muros para a comunidade juiz-forana, estreitando esta relação. “Hoje iniciamos uma nova história da mobilidade urbana em Juiz de Fora que pode transformar a cidade. Temos uma vida muito sedentária por utilizar apenas o transporte tradicional. A prática do ciclismo ainda é penosa, mas precisamos mudar esta realidade com ações como esta.”

vice-reitor Marcos Chein assina convênio sobre bicicletário Foto Alexandre Dornelas

Vice-reitor da UFJF, Marcos Chein, no ato de assinatura do convênio (Foto: Alexandre Dornelas)

Como pedalar

Toda a população de Juiz de Fora poderá utilizar as bicicletas compartilhadas. Ao acessar unimedjf.coop.br, o interessado clica no banner do serviço e realiza o cadastro. Ele preenche um formulário e recebe informações detalhadas sobre as regras de utilização do benefício. Há um campo de preenchimento exclusivo para clientes e outro para quem ainda não é cliente.

Para o beneficiário da operadora, basta informar o número do cartão do plano e confirmar seus dados pessoais. Se o interessado ainda não é cliente, ele preenche os dados pessoais e paga, via cartão de crédito, uma taxa de cadastro simbólica e única de R$ 1, que será estornada após validação do registro. Não haverá cobrança extra.

Ao se cadastrar, todo interessado recebe uma senha de quatro dígitos, que garantirá o acesso gratuito ao bicicletário na UFJF. Depois, é só digitar esta senha no totem de auto-atendimento e, em seguida, o número da bicicleta que deseja utilizar. Cada beneficiário terá direito a uma hora de uso, quantas vezes quiser, respeitando o intervalo de 15 minutos e os limites do campus universitário. A devolução é obrigatória no ponto de partida.

Quem estiver cadastrado, em cada utilização do serviço, poderá retirar até duas bicicletas. Outra vantagem é que, antes de chegar à Universidade, o beneficiário poderá consultar, via internet, a disponibilidade de bicicletas na Estação. Basta acessar o site rivibike.compartibke.com.br e consultar o mapa da página inicial.

A Estação Bike funcionará todos os dias, das 6h às 22h.

Outras informações: 0800 030 11 66 (Atendimento Unimed 24 horas)

Unimed JF