Trabalho de robótica da UFJF é um dos selecionados para eventos internacionais. (Foto: Stefânia Sangi)

Trabalho de robótica da UFJF é um dos selecionados para eventos internacionais. (Foto: Stefânia Sangi)

Pela primeira vez em Minas Gerais, dois dos mais importantes eventos internacionais do setor de energia, a XI International Conference on Industry Applications (Induscon) e a XII Lux América, acontecem em Juiz de Fora de 7 a 10 de dezembro. Uma das organizadoras do evento, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se destaca no âmbito científico apresentando 70 trabalhos, entre os 247 aprovados para o evento.

A Induscon completa 20 anos desde sua primeira edição, em 1994. O evento, que ocorre bienalmente, é organizado em parceria com o Insitute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e com a Industry Application Society (IAS). Já a Lux América, também conhecida como Conferência Ibero-americana de Iluminação, ocorre desde 1992 e estabeleceu-se como um evento tradicional da América Latina. Ambos têm reputação consolidada como uma plataforma de divulgação de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, além de oferecer um ambiente propício para a troca de experiências e contatos entre profissionais e acadêmicos.

Destaque para a robótica

robótica

O mestrando, Alexandre Menezes, é um dos estudantes envolvidos no projeto. (Foto: Stefânia Sangi)

Entre a programação, disponível online, merece destaque o trabalho: “Coordenação ótima de múltiplos robôs de serviço e de recarga em tarefas persistentes”, do programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. O projeto aborda conceitos de robótica, um dos campos científicos de grande evidência e apontada por especialistas como uma das maiores promessas de revolução tecnológica.

O objetivo do trabalho é planejar e solucionar a coordenação do movimento de vários robôs simultaneamente, impedindo que eles se colidam durante seus trajetos. Sendo assim, estes “robôs de serviço” estariam em constante movimento enquanto realizam suas tarefas e jamais se encontrariam em um ponto ao mesmo tempo, poupando embates e o comprometimento do serviço.

Os participantes apontam caminhos futuros e lembram as aplicações deste tipo de trabalho. Segundo eles, existe ainda oportunidade de aperfeiçoamento; por exemplo, esta técnica pode ser aplicada em robôs que navegam em ambientes tridimensionais, como veículos aéreos autônomos não tripulados.

O professor André Marcato é um dos coordenadores do Grupo de Robótica Inteligente (GRIn) da UFJF, cujos participantes foram envolvidos na pesquisa. O anseio por um ramo da Universidade voltado para a robótica vem desde 2003, segundo relata Marcato. Em 2010, foi criado o curso de graduação em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial e, em seguida, ocorreu o surgimento do GRIn.

Marcato conta que a motivação para a realização do estudo de coordenação de múltiplos robôs surgiu em uma conferência realizada na Alemanha, onde ele entrou em contato com o trabalho de um professor brasileiro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que “deu os primeiros passos no assunto”. Marcato celebra a oportunidade de estreitar a parceria com a UFMG e afirma que, com este trabalho realizado na UFJF, o assunto foi aprimorado.

“A UFJF é uma instituição pró-ativa na busca de recursos”, alega Marcato. “Nosso laboratório cresceu muito nos últimos anos; ele saiu do zero e hoje é um dos mais bem equipados do país, e também temos parcerias com instituições nacionais e internacionais.” O professor também foi enfático em elogiar o empenho de um dos pesquisadores envolvidos no trabalho, o mestrando Alexandre Menezes.

“Enxergamos a oportunidade de agregar novas técnicas e realizar uma implementação prática”, atesta Menezes a respeito do trabalho. “O fator que mais nos motivou foi enfrentar problemas de engenharia que aparecem quando vamos aplicar a teoria em situações práticas. Ultrapassar esses obstáculos e obter resultados satisfatórios foi fundamental. A situação mais gratificante aconteceu quando obtivemos um resultado muito aproximado do simulado, comprovando a eficácia do método utilizado.”

Os dois eventos, Induscon e Lux América, ainda têm inscrições abertas para participantes interessados em ser ouvintes. A inscrição pode ser realizada no site, e seus valores também se encontram disponíveis online. O evento será realizado no Independência Trade Hotel.

Outras informações: (32) 2102-3442 (Induscon)

XI IEEE Induscon

XII Lux América

evento.induscon2014@ufjf.edu.br