Campanha publicitária da Rhodia explorando as estampas e tecidos com fios sintéticos

“Moda e Publicidade no Brasil dos Anos 60” é o título do livro da professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Maria Claudia Bonadio, que será lançado na próxima quinta-feira, dia 13, na livraria Leitura. A obra traça um panorama histórico da moda e da publicidade do Brasil, além de associar o tema ao contexto cultural e artístico da época.

O livro aborda o desenvolvimento do mercado e da indústria da moda do Brasil na década de 1960, explorando as estratégias de marketing utilizadas por empresas do ramo e profissionais de publicidade para atrair o público. As grandes referências citadas pela autora são a Rhodia Têxtil e o publicitário Livio Rangan, responsáveis pelo estabelecimento de novas tendências na época. Livio foi considerado o criador da profissão de modelo, o introdutor da minissaia no Brasil e o mentor por trás da comercialização do tecido sintético.

“Até a década de 60, sobretudo no Brasil, não era comum utilizar roupas que tivessem filamentos sintéticos na composição. A fibra mais vendida, no período, era o algodão. A Rhodia introduz o sintético, por meio de campanhas publicitárias para popularizar o uso, pois esse tecido era pouco adequado ao nosso clima. Hoje temos materiais sintéticos mais frescos, adequados”, explica a professora.

As campanhas exploravam as cores fortes, com roupas feitas em material com fio sintético. Rangan deu a entender que esse feito não seria possível com o algodão. “Com isso, trabalhou a identidade brasileira na moda, com estampas de natureza, futebol, cultura indígena, paisagens, como Amazônia, e a arquitetura de Brasília”. O profissional também investiu em shows-desfiles, que unia os vestidos estampados com artistas plásticos nacionais e importantes nomes da música popular brasileira e do teatro na época. Participaram destes eventos Gilberto Gil, Caetano Veloso, Walmor Chagas, Torquato Neto, entre outros.

Currículo

Formada em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Claudia leciona na UFJF desde 2013, ministrando disciplinas tanto da graduação, quanto do programa de pós-graduação do IAD. Ela já participou de congressos sobre moda no Brasil e no exterior, e teve seus artigos publicados em revistas especializadas.

A historiadora e professora é também autora do livro “Moda e Sociabilidade”, publicado em 2007, além de ser uma das organizadoras da obra “História e Cultura de Moda”, lançada em 2011.

O lançamento do livro, publicado pela editora nVersos, será na próxima quinta-feira às 18h na livraria Leitura, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 2161, no Centro em Juiz de Fora. A pré-venda já pode ser realizada no site da editora. A professora também fará o lançamento do livro na cidade de São Paulo no próximo dia 27.