Com o tema Discere et docere – aprender e ensinar os clássicos, a XXIII Semana de Estudos Clássicos, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), começa nesta segunda-feira, dia 3. Com conferências, minicursos, mesas-redondas e sessões de Comunicações Coordenadas, o evento acontece na Faculdade de Letras e segue até quinta-feira, 6. Os interessados podem realizar inscrição até às 18h30 desta segunda-feira, no local do evento. Os alunos de graduação pagam uma taxa de R$ 10.

Voltada para os alunos dos cursos de Ciências Humanas, a Semana de Estudos Clássicos é o evento mais antigo da Faculdade de Letras e tem como objetivo abrir oportunidades para os alunos terem contato com outros tipos de estudos e pesquisas a respeito do tema. “O destaque dessa edição é a junção de pesquisa, ensino e extensão, o que permitirá a apresentação de trabalhos que seguem essas vertentes. Nós visamos proporcionar, principalmente ao aluno de graduação, um maior contato com esses estudos, dando-lhe oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em estudos clássicos e também conhecer novas linhas de pesquisa”, ressalta a professora da Fale e coordenadora do evento, Fernanda Cunha.

A abertura oficial do evento, que acontece nesta segunda-feira, às 18h30, contará com uma palestra do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Sérgio de Vasconcellos. Com o tema “A construção da imagem do professor de latim no cinema”, o docente discutirá o modo como a cultura popular, por meio do cinema, representa o professor de latim e como isso reflete na sociedade. Durante a conferência serão projetadas cenas de filmes que serão analisadas e comentadas.

Confira a programação completa da XXIII Semana de Estudos Clássicos-UFJF

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)