intercambioA Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora divulgou  o novo edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD 2015). Neste ano, o processo seletivo, que foi simplificado, oferecerá 355 vagas distribuídas por 43 instituições e cem bolsas de estudo. São 17 opções de países disponíveis nos cinco continentes. As inscrições tem início à 0h do dia 3 e término às 23h59 do dia 21 de novembro.

Segundo a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Rossana Melo, já é tradição do edital trazer todos os anos novos destinos e países. No edital 2015 são novidades instituições da Colômbia, Peru e Israel, além de novos destinos em países já conhecidos, como México e EUA. Para a diretora, neste ano “a procura dos estudantes vai aumentar por várias razões. Não apenas por causa  do reajuste das bolsas por regiões geográficas, mas, também, pela inclusão de mais destinos. Temos universidades que estão entre as melhores do mundo nos rankings internacionais. Temos 355 vagas e esperamos que, pelo menos, o dobro de estudantes se candidate, considerando que estão incluídos também os alunos de Governador Valadares”.

O PIIGRAD é um programa de intercâmbio próprio da UFJF que permite a seus alunos cursar parte da graduação no exterior e vivenciar a língua e a cultura de um país estrangeiro. Desde 2006, houve uma evolução de quatro destinos e 15 vagas para a marca de 47 destinos e 355 vagas, no PIIGRAD 2015. As oportunidades de intercâmbio são frutos de convênios internacionais firmados entre a UFJF e instituições de ensino estrangeiras, que permitem que o aluno possa estudar no exterior isento de taxas escolares.

Fim das entrevistas e reajuste das bolsas

Uma novidade no processo de seleção é a extinção da fase de entrevistas. Ela foi substituída pelo envio de um vídeo de até 3 minutos, onde o candidato defenderá sua ida para o intercâmbio, demonstrando conhecimento do seu destino e como esta experiência se relaciona com seu projeto de formação. O vídeo pode ser gravado pelo celular, filmadora, câmera digital, tablet, notebook ou PC. Não será julgado o aspecto estético do vídeo.

Outra boa notícia é o reajuste das bolsas de estudo, que variam de valor segundo a região e estão vinculados ao valor do dólar no momento da viagem. Os bolsistas aprovados para continentes como Ásia, Europa e Oceania podem receber até US$ 6.500 como auxílio para as despesas de viagem.

Confira o calendário com os passos da seleção no hotsite do PIIGRAD 2015.

arte vagas intercêmbio

Outras informações: