Uma campanha de prevenção para marcar o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) está sendo realizada nesta quarta-feira, dia 29, pelo Serviço de Neurologia do Hospital Universitário (HU) e pela Liga Acadêmica de Neurologia do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação acontece na Praça da Estação, no Centro da cidade, até às 15h, e tem por objetivo difundir conhecimento e práticas que podem ajudar na prevenção da doença.

O evento conta com ações de aferição de pressão arterial (PA), glicemia capilar, cálculo de IMC e circunferência abdominal para avaliar risco para AVC. No local também são feitas abordagens sobre os fatores de riscos, com a distribuição de panfletos e esclarecimento de dúvidas. De acordo com a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO), a doença é a principal causa de morte no Brasil e de incapacidade no mundo. A cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de cem mil mortes por ano.

AVC

O acidente vascular cerebral ou derrame cerebral ocorre quando há entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Os sintomas são: diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo; alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos; alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem; dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente; instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Campanha

De acordo com o chefe do Serviço de Neurologia do HU/UFJF, Leopoldo Pires, nessa edição, a campanha está voltada para as mulheres, devido a alta taxa de mortalidade no gênero pela doença. De acordo com dados da WSO, seis em cada dez mortes por AVC ocorrem em mulheres. Em grande parte devido ao AVC que ocorre na idade mais avançada. As mulheres com mais de 85 anos têm as maiores taxas da doença.

Alguns dos principais fatores de risco tendem a acontecer mais frequentemente em mulheres: hipertensão; fibrilação arterial; enxaqueca com aura visual; depressão; e obesidade. Além desses existem os fatores que são específicos do gênero, como a gravidez; pré-eclâmpsia; uso de pílulas anticoncepcionais; reposição hormonal após a menopausa; alterações hormonais; e diabetes gestacional. Ainda como parte da campanha acontecerá o lançamento dos Direitos do Pacientes com AVC, documento elaborado pela World Stroke Organazation (WSO) em parceria com as associações de pacientes ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Saiba mais pelo site da World Stroke Organization -WSO

Outras informações: (32) 4009-5393 (Assessoria do HU-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud