Termina na quinta-feira, 23, o prazo de inscrições para o segundo lote de vagas disponibilizadas pelo Design Thinking Weekend. O evento acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro no anfiteatro da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Design Thinking é um modelo mental muito difundido pela Ideo, maior consultoria de inovação do mundo, situada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e tem o objetivo de empoderar as pessoas para resolverem problemas complexos de forma criativa e inovadora, com o olhar centrado no ser humano.

As inscrições podem ser feitas por meio da página que administra o pagamento das taxas do evento. Um dos organizadores do evento Gabriel Coelho esclarece as principais dúvidas sobre o Design Thinking:

Como o modelo do Design Thinking Weekend conecta pessoas com seu real potencial criativo?

Primeiro é importante entender que todos nós nascemos criativos. É só fecharmos os olhos e lembrarmos de quando éramos crianças, como era fácil construir novas brincadeiras, e do mesmo jeito que terminava uma, já iniciava outra. O Design Thinking propicia a reconexão com este potencial criativo que está adormecido dentro de nós e que aos poucos vai gerando este desbloqueio.

O conteúdo do Design Thinking diz que o modelo mental utilizado acelera a inovação. Como?

O Design Thinking contribui e muito no processo de aceleração da inovação, pois conecta pontos que aparentemente não fazem sentido algum, mas que no fim do processo geram soluções nunca antes pensadas e totalmente voltadas a resolver problemas reais, daí nasce a real inovação. Por isso dizemos que é um modelo mental que coloca as pessoas no centro das decisões.

Qualquer pessoa pode participar do evento, independente da idade e da área de atuação?

Sim, e será muito bem-vindo. Em São Paulo, tivemos participantes de 14 a 65 anos em nossas turmas e isso foi extremamente rico. Quando falamos de inovação, estamos falando de diversidade, de idade, gênero, formação e experiências de vida. Tudo isso contribui para enriquecer o trabalho com mais pontos de vista e gerar soluções práticas e inovadoras.

Não tenho nenhuma ideia ou produto inovador e nem me considero empreendedor. Mesmo assim posso participar? O que vou levar do evento para o meu dia-a-dia?

Sim, o Design Thinking é para pessoas que sentem que seu potencial criativo não está sendo vivenciado plenamente; para aqueles que sentem que seu trabalho não o satisfaz totalmente, mesmo que não saiba o que realmente o satisfaz; para aqueles que pensam que as relações no trabalho poderiam ser mais saudáveis; para os que não se sentem motivados a entrar em empresas para simplesmente ter remunerações/bônus ou crescimento  hierárquico; para pessoas que buscam um algo a mais e acreditam que trabalho e paixão podem andar de mãos dadas; para quem queira descobrir seus verdadeiros talentos e gostaria de aprender a ser remunerado por eles.

Outras informações: https://www.facebook.com/events/1576144285941747/?fref=ts

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud