Na próxima segunda-feira, 20, termina o prazo de inscrições para o projeto Administração Pública Legal, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e organizado pela Diretoria de Gerenciamento de Projetos. O projeto visa à capacitação de agentes administrativos e gestores públicos por meio da realização de três cursos: Formação de Gestores; Licitações Administrativas; e Finanças Públicas. Serão disponibilizadas 60 vagas, distribuídas de forma igualitária entre os cursos. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.egp.ufjf.br.
A capacitação tem por objetivo prevenir eventuais distorções à pratica administrativa executada pelo Poder Público e seus gestores. Segundo a coordenadora do Projeto, professora Luciana Melquiades, a estruturação dos cursos foi realizada de forma a transmitir as orientações técnicas de modo simples e acessível aos leigos, utilizando-se de metodologia participativa por meio de troca de experiências. “O propósito é oferecer aos gestores públicos uma efetiva compreensão do dever jurídico e o entendimento dos preceitos determinados à prática administrativa.”
Conheça os cursos
Finanças Públicas: para agentes administrativos envolvidos diretamente com contabilidade pública, tesouraria, tributação e finanças. A finalidade é orientar sobre a relevância de um planejamento orçamentário para o equilíbrio financeiro do município a partir de noções de direito financeiro e tributário. Local: auditório da Faculdade de Direito da UFJF; dias 24 e 31 de outubro e 7 de novembro, das 8h às 12h.
Formação de Gestores: noções de direito público, permitindo às autoridades mais segurança e tecnicidade no processo de tomada de decisões. Local: auditório da Faculdade de Direito da UFJF; dias 14, 21 e 28 de novembro, das 13h30 às 17h30.
Licitações Administrativas: direcionado aos agentes administrativos diretamente envolvidos com os processos de contratação de entidade e gestores públicos demandantes, visando a compreensão das leis sobre o tema e a prevenção de atos licitatórios nulos no procedimento. Local: auditório da Faculdade de Direito da UFJF; dias 24 e 31 de outubro e 7 de novembro; das 13h30 às 17h30.
Os cursos contarão com atividades de fixação para serem desenvolvidas a distância, mediante orientação de tutor. Haverá emissão de certificado após a conclusão do curso e entrega de apostilas. A taxa de inscrição é de R$ 50 por agente capacitado a cada curso. O pagamento se dará sob a forma de GRU – Guia de Recolhimento da União.
Confira a entrevista da coordenadora do projeto no programa Mesa de Debates.
Outras informações: (32) 2102-3917 (Diretoria de Gerenciamento de Projetos)
gestaodepessoas@gmail.com
Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud