O Grupo Movimente se apresenta a partir das 19h (Foto: Divulgação)

O Grupo Movimente se apresenta a partir das 19h (Foto: Divulgação)

O Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe neste sábado, dia 18, às 19h, o Festival Movimente, que está em sua sétima edição. O evento, uma das propostas selecionadas no segundo edital do projeto Luz da Terra, lançado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFJF, é uma realização da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Nova Era, de Juiz de Fora, por meio da Coordenadoria de Jovens e Adolescentes.

O festival de dança gospel acontece em duas etapas, uma eliminatória e outra classificatória. As inscrições são feitas em abril, e as eliminatórias, em julho e agosto, das quais saem os 12 finalistas que se apresentam agora. “Eles têm esse tempo para melhorar a coreografia, eliminar alguns vícios e produzirem o figurino”, afirma o idealizador da iniciativa, Wagner Trindade.

Apesar de partir de uma instituição religiosa, para participar do festival não é necessário estar ligado a igrejas. “Podem se inscrever escolas, academias e grupos de danças, pessoas da Igreja Católica ou outras religiões. O Movimente é aberto a qualquer público.”

Essa é a segunda vez que o Festival Movimente é contemplado pelo Luz da Terra. Trindade afirma que o projeto contribuiu para viabilizar a execução do festival, proporcionando maior alcance de público para o evento. Segundo ele, antes do apoio, havia dificuldades para realização da produção em relação a infraestrutura e locação de espaço, por exemplo. “Nós não temos condições de pagar uma casa de espetáculos do porte do Cine-Theatro Central. É o sonho dos bailarinos se apresentar lá.”

O espaço

“O Cine–Theatro Central é o palco sagrado de Juiz de Fora”, ressalta Trindade. Para ele, o espetáculo passa a ter um tom maior de importância, afinal, o Central “é referência na cidade como palco que abriga grandes artistas e produções e faz parte do patrimônio histórico da cidade”.

As apresentações acontecem a partir das 19h. Serão 12 composições coreográficas da categoria adulta e três composições da categoria infantil. Nessa edição, as apresentações serão bastante ecléticas, com hip hop, street dance, dança contemporânea, clássico, moderno, funk, apresentações em grupo, duo, trio e solo. “O festival é alegre, traz sempre uma mensagem positiva e representa a oportunidade que os dançarinos têm de expressar o talento e a adoração a Deus.” A premiação é para os três primeiros colocados, mas há prêmio individual para o melhor dançarino, a melhor dançarina e o melhor figurino.

Luz da Terra

O Projeto Luz de Terra foi idealizado pela Procult com o objetivo de abrir as portas do Central para produtores e artistas locais com apresentações teatrais, musicais e de dança, entre outras atividades artísticas. Além de incentivar a produção cultural da cidade, o projeto estimula sua popularização e democratiza o acesso ao teatro, por meio do estabelecimento de um teto no valor do ingresso.

Os ingressos estão fixados em R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Outras informações: (32) 2102-3964 (Procult-UFJF)

(32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud