intermidialidadesO Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará o 1° Congresso Internacional – Intermidialidade 2014. O evento, que contará com a presença de profissionais internacionais renomados e alunos de todo o país, ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro. A organização do congresso se deu por meio da parceria entre os programas de pós-graduação em Estudos Literários, Comunicação e Artes, Cultura e Linguagem, vinculados às faculdades de Letras, Comunicação Social e ao IAD, respectivamente. A programação do evento, que pode ser conferida online, traz um enfoque para as pesquisas sobre relações entre mídias e artes.

A pesquisadora pós-doc do programa de Estudos Literários da UFJF, Daniella Aguiar, é uma das organizadoras do evento junto com o professor do IAD, João Queiroz. Para Queiroz a intermidialidade é campo recente e amplo em conhecimento. “A área é muitíssimo explorada, e goza de muito prestígio nos últimos anos em diversos ambientes acadêmicos”, afirma. “Convidamos pesquisadores observando como critério a relevância dos seus trabalhos, e agora contamos com palestrantes nacionais e internacionais.”

joao queiroz certo

O organizador do evento João Queiroz ressalta a relevância do evento a partir do currículo acadêmico dos pesquisadores convidados. (Foto: Márcio Brigatto)

Queiroz chama a atenção para o fato de que um dos palestrantes internacionais, o professor Claus Clüver, é um dos fundadores e pioneiros da intermidialidade. “Ele é um dos maiores sistematizadores da área, ativo há décadas”, aponta. Clüver leciona na universidade americana Indiana University Bloomington desde 1964, já atuou como professor convidado na Europa e no Brasil e é especialista nas interrelações entre literatura, artes visuais e música, com foco em questões de representação e tradução dessas artes.

O organizador cita também o palestrante Lars Elleström, professor e pesquisador da universidade sueca Linnaeus University, “essa universidade sueca é a primeira instituição a adquirir um centro de pesquisa voltado para a intermidialidade”.

“Reunir esses nomes todos demonstra a importância do evento, já que são pesquisadores cujas obras têm muito impacto”, alega Queiroz. “O evento abrange, inclusive, as línguas portuguesa e inglesa para, dessa forma, atrair mais pessoas a participar.”

Segundo Queiroz, mais de 200 propostas de trabalhos foram inscritas para o congresso, excedendo todas as expectativas dos organizadores. O prazo para envios de trabalhos se encerrou em agosto, mas as inscrições para participar do evento seguem até dia 22 de outubro. Os preços da inscrição, que variam entre graduandos, pós-graduandos e professores, aumenta a partir desta sexta-feira, dia 17. A tabela e as instruções para se inscrever estão disponíveis online.

Outras informações:

Site do Intermidialidades 2014

Página do evento no Facebook