imprensa_ufjf_semic_2014_da_vinci_v2A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai reunir, entre os próximos dias 21 e 23 de outubro, alunos de todas as áreas de conhecimento durante o 20° Seminário de Iniciação Científica (Semic), sediado na praça cívica do campus. A abertura do evento será às 18h, com a inauguração da exposição “Janelas para o Mundo”, no saguão da Reitoria.

Em comemoração aos 20 anos de existência do Semic, um dos maiores eventos da UFJF e que expõe a produção científica desenvolvida no campo da Iniciação Científica, foi preparada uma série de reportagens com o objetivo de dar uma perspectiva maior sobre o evento, abordando sua preparação, desdobramentos, trabalhos e estudantes vencedores de edições passadas. Confira as reportagens anteriores: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas / Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra / Engenharia e Computação, Probic Jr.

Por meio da visão dos participantes de outras edições, será mostrado a atuação das áreas de Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Os benefícios de participar deste evento e um pouco sobre os trabalhos que tiveram destaque na última edição servirão como exemplo do que é mostrado no seminário.

Ciências Humanas

Formada recentemente em Educação pela UFJF, Sabrina Simeão fez parte de uma pesquisa que se estendeu por aproximadamente seis anos e, ano passado, foi premiada no Semic. O projeto do qual ela foi integrante denomina-se: “Investigando processos de produção e apropriação de conhecimentos em salas de aula de surdos e com surdos: contextualizando o uso da língua de sinais na construção de oportunidades de aprendizagem e participação”.

Segundo Sabrina, seu grupo se dedicou a investigar a educação de surdos e pessoas com deficiência auditiva em escolas em Juiz de Fora, analisando os processos de conhecimento em salas somente de alunos surdos ou parcialmente. “Percebemos que existe maior desenvolvimento em salas só com estudantes surdos. Dessa forma, eles conseguem desenvolver de forma mais ampla a língua deles”, diz, referindo-se à linguagem de sinais.

“Além do Semic, também viajamos para apresentar nosso trabalho em seminários no Rio de Janeiro e Florianópolis, por exemplo”, recorda Sabrina. “Estar envolvida na Iniciação Científica é, certamente, um peso maior para o meu currículo. Muitas pessoas não se dão conta do valor da experiência de pesquisa.” Ela também destaca vantagens em participar do próprio Semic. “É muito bom interagir com outros campos de pesquisa da Universidade, se inteirar sobre o que está acontecendo, e esse tipo de seminário possibilita isso”, comenta.

Linguística, Letras e Artes

A estudante do 9° período de Letras na UFJF, Alessandra Muniz, foi uma das pesquisadoras envolvidas em outro projeto premiado pelo Semic, intitulado “Discurso literário da periferia”. Segundo ela, o interesse pela Iniciação Científica foi imediato. “Quando vi do que se tratava me interessei na hora, por ser a literatura marginal um tema atual e pouco falado.”

“O projeto propõe a investigação da criação literária de autores das periferias dos grandes centros urbanos, na qual a condição periférica tem reflexo tanto no sujeito quanto em sua obra”, explica Alessandra. Após pensar a identificação do sujeito com o lugar e a comunidade em que vive, são observadas diversas problemáticas. “Tal ‘identificação/identidade’ que se dá a partir do meio, é legítima ao olhos do sujeito? Tal rótulo, autor/leitor marginal, dá conta do que o sujeito, realmente, representa?”, elabora a aluna.

Alessandra relata que outros projetos foram estudados para a elaboração do trabalho, como A literatura dos espaços populares agora (Alepa) e a Festa literária das Upps (Flupp). “Eles representam muito bem a pluralidade que existe na periferia e refletem de maneira muito clara nessa nova literatura que vem surgindo e se impondo, dando voz para aqueles que foram condicionados a se esconder e a se calar.”

“Acredito que todo projeto tem uma questão a ser trabalhada/divulgada, no caso do nosso, problematizamos e tentamos trazer à tona esta ‘nova’ literatura, que é feita por pessoas que estão muito mais próxima da nossa realidade, da realidade brasileira, do que os cânones”, alega Alessandra. “Participar do Semic é uma forma de mostrar nosso trabalho e divulgar o trabalho dos autores que estão na periferia. É muito gratificante quando as pessoas se interessam por determinado assunto, em consequência de algo que você fez ou propôs. Muitas pessoas não sabiam o que era a literatura marginal, e em decorrência desta Semana puderam ampliar seus conhecimentos. Alguns chegaram a me procurar depois do evento. Esse reconhecimento do trabalho, não tem preço.”

Outras informações:

Confira a página do Semic

Outras informações: (32) 2102-3784/ 3766 (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud