Projeto Leitura no Campus disponibiliza livros e gibis no estacionamento da Reitoria e no bosque (Fotos: Rômulo Rosa)

Projeto Leitura no Campus disponibiliza livros e gibis no estacionamento da Reitoria e no bosque (Fotos: Rômulo Rosa)

A realização da primeira Manhã da Criançada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) movimentou o campus em comemoração ao Dia das Crianças, no último domingo, 12, com atividades de leitura, brincadeiras e apresentação musical. Promovido pela Pró-reitoria de Cultura, o evento começou com a programação já tradicional do projeto Leitura no Campus, com troca de livros e espaço dedicado à leitura infanto-juvenil. A programação incluiu a participação da Caravana de Palhaços Mezcla, que levou ao estacionamento do Centro de Vivência da UFJF a magia do circo, e do trio Duolhodágua, que brindou as famílias presentes com seu som instrumental. Formado por André Oliveira (violino), Alexandre Moraes (violão) e Lula Ricardo (baixo), o grupo apresentou uma prévia do CD Giro Cigano.

Pai do menino Álvaro Bastos, de 7 anos, o advogado João Bastos elogiou a iniciativa da UFJF de comemorar o Dia das Crianças com atividades lúdicas e educativas. Frequentador habitual do Leitura no Campus, ele ressaltou seu caráter social. “Esse projeto tem o papel de estimular as crianças a lerem mais. No caso do meu filho, ele começou a ler com frequência depois que começamos a participar do Leitura”, comentou o advogado. Pedro Henrique, de 9 anos, teve pela primeira vez a oportunidade de participar das atividades. “Achei muito diferente, mas muito legal também. O melhor foi a apresentação dos palhaços”, disse.

O projeto completou no domingo dez edições e um ano de atividades. Iniciativa de democratização do acesso à cultura, o Leitura no Campus visa a proporcionar o acesso de crianças a livros de diversos gêneros literários, por meio da promoção de ações variadas de incentivo à leitura junto aos pequenos e seus familiares. “Eu acreditava que seria uma coisa isolada, que iríamos fazer um ou dois, mas tivemos uma adesão muito boa. E isso trouxe compromisso grande para a equipe, porque vimos que não podia ser para fortalecer nossa experiência. Mas, sim, um compromisso com as crianças e com as famílias”, explicou a professora Susana Lima, coordenadora do projeto.

Além das atrações, a Manhã da Criançada contou com sorteio de livros e distribuição de brindes para a meninada. O pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, avaliou a experiência do primeiro ano do Leitura no Campus: “O projeto sinaliza que temos que ampliá-lo, porque até o espaço não está sendo suficiente para atender a todas as crianças que estamos recebendo”. Ele ressaltou que quanto mais atrações são inseridas no Leitura no Campus mais há a necessidade de expandi-lo.

manha_criancada_ufjf

Leitura com palhaçada: Caravana Mezcla de Palhaços foi convidada para divertir crianças e adultos durante o evento (Fotos: Rômulo Rosa/UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud