xxxxx

Organizada pelo Departamento de Farmacologia a campanha tem por objetivo suprir uma necessidade primária e de atendimento básico de saúde aos assistidos pela Sociedade Beneficente Mão Amiga

Uma campanha solidária para arrecadar medicamentos e materiais de primeiros socorros está sendo realizada pelo Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o material arrecadado serão montados kits a serem doados para a Sociedade Beneficente Mão Amiga, organização filantrópica que atende mais de 250 famílias carentes em Juiz de Fora e região. O objetivo das doações é suprir uma necessidade primária e de atendimento básico de saúde dos membros da comunidade. Os interessados em contribuir têm até o próximo dia 17 para entregar os donativos.

A ideia teve origem com a técnica-administrativa Marise Aparecida Bastos Freez, que já conhecia o trabalho realização pela entidade, tendo o endosso do chefe do departamento, Herval de Lacerda Bonfante, que deu apoio para a criação da campanha e convidou ainda a professora Sharlene Lopes Pereria para orientar as atividades desenvolvidas pelo projeto. De acordo com Marise, “há casos em que a comunidade até tem um posto de saúde perto, mas não tem assistência médica, acesso a medicamentos e suporte do sistema de saúde, deficiência que pode ser contornada através da campanha”. A iniciativa está incorporada ao projeto de extensão Assistência Básica em farmacologia e Saúde em comunidades carentes.

Além da professora e da técnica administrativa, cinco bolsistas – dois estudantes de Nutrição, um de Odontologia e dois de Medicina – também participam da parceria. Sob a orientação da professora Sharlene, as ações visam benefícios para a comunidade e para os acadêmicos envolvidos em sua entrega. “Uma dos primeiros atrativos que esse projeto têm para os alunos é a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, e profundando em tratamentos que eles ainda não tem tanto domínio. Além disso, praticamos o exercício da solidariedade, que nos permite levar um pouco de conforto e amparo para os assistidos, um aspecto desse trabalho que não está diretamente relacionado com a área da saúde.”

Na última quinta-feira de outubro, dia 30, os organizadores do projeto visitarão a entidade a fim de repassar orientações sobre o uso dos produtos arrecadados na campanha, não só entregando os medicamentos em falta, mas também aferindo a pressão dos beneficiados com os donativos e informando como deve ser sua aplicação no dia a dia.

Ainda de acordo com Marise, em breve o grupo envolvido também pretende ministrar palestras relacionadas ao uso de drogas, desenvolver uma horta na sede da Sociedade Mão Amiga (atividade fitoterápica); palestras sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); e orientação farmacêutica contínua. “Pediremos para que os atendidos pela entidade levem as receitas médicas para averiguarmos se a população está com algum problema para segui-las.” O recolhimento dos materiais acontece no departamento, localizado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus, ou na própria secretaria da unidade.

Confira aqui a lista completa dos medicamentos necessários

Outras informações: (32) 2102-3210 (Departamento de Farmacologia-UFJF)

(32) 2102-3201 / 2102-3202 (Instituto de Ciências Biológicas-UFJF)

(32) 3061-0265 (Sociedade Beneficente Mão Amiga)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud