Leitura no Campus chega à 10ª edição neste domingo (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Leitura no Campus chega à 10ª edição neste domingo (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

O Dia das Crianças será especial na UFJF com a realização da primeira Manhã da Criançada. O evento terá o projeto Leitura no Campus – que completa um ano e chega à 10ª edição – com contadores de história, sorteio e troca de livros e gibis. A Caravana Mezcla de Palhaços é a convidada para dar mais diversão às atividades. Ainda haverá uma surpresa para a garotada.

Além das atrações infantis, o público irá conferir show de música instrumental com o grupo Duolhodagua. O Manhã da Criançada é promovido pela Pró-reitoria de Cultura e começa a partir das 10h, no estacionamento da Reitoria.

Iniciativa de democratização do acesso à cultura, o Leitura no Campus visa a proporcionar o acesso a livros de diversos gêneros literários, por meio da promoção de ações variadas de incentivo à leitura junto a crianças e seus familiares. O evento tornou-se uma programação cultural nas manhãs de domingo da UFJF, reunindo pais e filhos, avós e netos – em uma experiência que aposta na participação da família como mediadora do processo de identificação de crianças e jovens com os livros.

Coordenadora do Leitura, a professora Suzana Lima diz estar bastante orgulhosa da repercussão do projeto e informa estar preparando novos planos para dar continuidade à iniciativa. Suzana ressalta que a equipe está cada vez  mais bem preparada para desenvolver as atividades. “A realização do Leitura no Campus só deu certo graças às parcerias com a Pró-reitoria de Cultura, o Colégio de Aplicação João XXIII e bibliotecárias da instituição”, ressalta.

Musicalidade

A marca registrada do Duolhodagua – originalmente um duo – é a união sonora do violão com o violino. Composto por Alexandre Moraes (violão), André Oliveira (violino) e Lula Ricardo (contrabaixo) – que se integrou aos músicos -, o grupo promete uma apresentação com a cara da banda. “Temos um estilo diferente, então o público poderá esperar um show diferente”, garante Alexandre.

Na apresentação desta Manhã da Criançada, o público poderá conferir uma prévia do CD Giro Cigano, com parte do repertório voltado para o lançamento deste trabalho. Dentre as canções que não podem ficar de fora estão a canção que dá nome ao álbum, “Trenzinho do Caipira” e clássicos de diferentes estilos musicais.

O violonista comenta sua expectativa de tocar numa instituição de ensino: “Apresentar-se na UFJF é sempre muito especial. Esse é um espaço de efervescência cultural”, diz, lembrando que a música instrumental nem sempre encontra muito espaço em Juiz de Fora. O grupo apresentará “sons originais e com a identidade de Juiz de Fora”, afirma Alexandre. “Juntar o popular e o erudito, a rua e a área acadêmica. Isso é um desafio”, acrescenta.

Caravana Mezcla de Palhaços participa da Manhã da Criançada (Foto: Divulgação)

Caravana Mezcla de Palhaços participa da Manhã da Criançada (Foto: Divulgação)

Manhã da Criançada

Dia 12, às 10h, no estacionamento da Reitoria da UFJF

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud