Marcus Bastos apresentará trabalho e mediará mesa-redonda (Foto: Twin Alvarenga)

Inédita na América Latina, a introdução do ensino da ultrassonografia na grade curricular do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será discutida no 3º Congresso Mundial de Ultrassom no Ensino Médico (Third Annual World Congress on Ultrasound in Medical Education). A apresentação ficará a cargo do professor da Faculdade de Medicina e pró-reitor de Graduação da UFJF, Marcus Bastos. O evento começa nesta quinta-feira, dia 9, e vai até domingo, 12, em Portland, nos Estados Unidos.

O Congresso reúne professores, alunos e profissionais de diversas partes do mundo e conta com apresentações de trabalhos, palestras e oficinas. Segundo o pró-reitor, é uma oportunidade de divulgar a iniciativa pioneira da UFJF. “Irei apresentar nossa experiência com a disciplina eletiva Ecografia Clínica I, introduzida no currículo da faculdade no ano passado. É uma oportunidade de divulgarmos uma iniciativa pioneira no ensino médico de graduação e alinhar a nossa Universidade com outras de expressão internacional. Por exemplo, a última universidade que introduziu o ultrassom na graduação foi a Escola de Medicina de Harvard.”

A programação prevê, ainda, uma competição entre estudantes de Medicina, com a utilização do ultrassom no processo diagnóstico, intitulada Ultrasound World Cup. “Com certeza iremos aprender muito sobre esse modelo de aprendizagem. Presenciar esta disputa será uma oportunidade muito enriquecedora. Irei participar dessa edição para, já no próximo ano, promover um aqui na nossa Universidade.”

Além da apresentação do trabalho intitulado “Insertion of ultrasound in undergraduate teaching: Pedagogically appropriate and approved by the students”, Bastos também mediará a mesa-redonda “Ultrassom à beira do leito para o generalista”.

Confira a reportagem Ultrassonografia valoriza formação profissional publicada na última edição da revista “A3”

Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação-UFJF)

Third Annual World Congress on Ultrasound in Medical Education

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud