Modelo começou a ser aplicado na UFJF em 2013 e segue padrão iniciado nos Estados Unidos e no Canadá.  (Foto: Stefânia Sangi)

Mais de 900 estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram, nesta quarta, 8, do Teste de Progresso (TepMinas). A prova, de caráter obrigatório para matriculados de todos os períodos, tem o objetivo de avaliar a evolução do aluno a cada ano e de fornecer indicadores para a coordenação do curso. Além disso, permite ao próprio graduando a oportunidade de fazer sua auto-avaliação.

O modelo surgiu nos Estados Unidos e no Canadá e começou a ser aplicado na UFJF em 2013, quando foi criado o Consórcio Mineiro das Escolas Médicas para a aplicação do Teste do Progresso (TepMinas), composto por sete faculdades de Medicina sediadas em Minas Gerais. A avaliação consiste em uma prova de conhecimentos, com 120 questões de múltipla escolha, distribuídas em seis áreas (ciências básicas, saúde, coletiva, clínica geral, pediatria, tocoginecologia e cirurgia), incluindo ainda perguntas sobre ética médica. A mesma prova é aplicada para todos os períodos, justamente para medir a evolução dos alunos durante o curso.

“O Teste de Progresso é uma ferramenta para que o aluno possa se avaliar e para nós avaliarmos a qualidade do curso. A proposta é que seja aplicado anualmente. A prova ganha ainda mais importância pelo fato de que muitas faculdades que oferecem curso de residência dão peso especial, durante o processo seletivo, aos alunos que fizeram graduação em cursos que aplicam o teste”, ressalta Elizabeth Andrade, professora da Faculdade de Medicina e coordenadora do TepMinas e do Núcleo de Implantação do Teste de Progresso na UFJF.

O teste contou com comparecimento de 929 alunos, ou 95,67% dos matriculados, e 42 ausentes. Aqueles que não fizeram a prova sem justificativa ficam impedidos de participar de programas de monitoria, treinamento profissional e projetos de iniciação científica durante o ano seguinte.

Outras informações: (32) 2102-3844 – Faculdade de Medicina

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud