Crianças envolvidas com os trabalhos apresentados na Feira de Ciências de 2013. (Foto: Géssica Laine)

Crianças envolvidas com os trabalhos apresentados na Feira de Ciências de 2013. (Foto: Géssica Laine)

Na semana em que o país inteiro se mobiliza para difundir, repensar, debater e apresentar a ciência e a tecnologia, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a XVIII Semana do ICE. Com o intuito de envolver a comunidade acadêmica e escolar de Juiz de Fora no universo científico, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) e seus cinco departamentos (Física, Química, Ciências da Computação, Estatística e Matemática) organizaram uma extensa programação que terá inicio dia 13 de outubro, com encerramento dia 17. Serão espaços de exposições, debates, palestras voltadas às discussões mais atuais de cada área, além da realização da 25ª Feira de Ciências e do 1º Seminário de Docência no Ensino Superior.

Como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Governo Federal, que mobiliza simultaneamente quase 200 instituições em 172 cidades do Brasil, o evento terá sua abertura oficial às 10h de segunda, 13, com a palestra: O Problema do ajuste histórico em simulação de reservatórios de petróleo. O tema será ministrado pelo professor Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Flávio Dickstein.

Semana da Química

Em 2014, a Semana da Química chega à sua XVIII edição. O evento, este ano intitulado “Além das fronteiras da química”, será comemorativo, em função dos 40 anos do curso na UFJF. Entre as atividades, estão previstas oito palestras, seis minicursos e um workshop. Confira a programação completa. As inscrições ainda podem ser feitas até dia 9 de outubro pela página do evento, no Portal Integra, plataforma digital do ICE. A programação tem como público alvo alunos da graduação e do ensino médio.

Semana da Matemática

A Semana da Matemática, que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro, apresentará oito palestras (confira os resumos) e um minicurso em LATEX, aplicado pelo professor da UFMG, Reginaldo Santos. No encerramento da semana, dia 15, será realizada uma mesa redonda que discutirá os programas de mestrado em Matemática e Educação Matemática. A inscrição para participar do evento está disponível na plataforma do Siga, e pode ser realizada aqui; já os interessados pelas palestras e minicursos devem fazer o cadastro separadamente. Confira a programação completa da Semana da Matemática 2014.

Semana da Ciência da Computação

Durante os dias 13 e 15, serão realizadas palestras, minicursos e uma maratona de programação. As inscrições vão do dia 8 até o dia 13 e devem ser feitas na plataforma digital do ICE, Integra. Para cada minicurso e/ou palestra, a confirmação é feita mediante a entrega de 1 Kg de alimento não perecível (arroz, feijão, fubá ou açúcar) ou um pacote de biscoito (maizena ou cream-cracker, preferencialmente embalagem multipack de 375g), independente da quantidade de eventos inscritos. Confira a programação completa.

Semana da Estatística

No mesmo período, acontece a Semana da Estatística. O evento é uma oportunidade para os alunos e professores participarem de palestras, workshop, sessões temáticas e minicursos com temas relevantes na área. Na terça, 14, os participantes da Feira de Ciências poderão visitar a Sala Lúdica de Estatística.

Semana da Física

O departamento de Física irá realizar no dia 14 um dia inteiro de mostras e palestras concomitantes com a XXV Feira de Ciências, no pavilhão de aulas do ICE. Serão aceitos, até sexta-feira, 10, os envios de trabalhos de escolas públicas e particulares que abordem as diversas áreas das ciências, como Física, Química e Biologia. Os trabalhos são divididos entre três categorias: os feitos por alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental, do 5° ao 8° ano do Ensino Fundamental, e do 9° Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio ou Profissionalizante. Os vencedores de cada categoria serão premiados. As informações sobre a XXV Feira de Ciências estão disponíveis no site.

1º Seminário de Docência no Ensino Superior

Com o tema “Os desafios da formação de professores na área de Ciências Exatas”, também será realizado durante a semana o 1º Seminário de Docência no Ensino Superior. A programação conta com palestras nas áreas de Química, Matemática e Física, ministradas por professores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Unicamp.

Para José Roberto Tagliati, professor do Departamento de Física e organizador do evento, o principal objetivo é trazer pesquisadores e especialistas em docência de outras instituições para promover a discussão sobre novas estratégias e técnicas de ensino. “Embora o evento seja voltado para a área de exatas, considero que seja interessante a participação de todos os professores da Universidade, uma vez que o foco será o ensino.”

O seminário acontece na quarta-feira, 15, de 8h às 15h, no Anfiteatro do ICE. A participação é gratuita.

Na quinta, 16, será realizado o “I Workshop de Materiais”, parceria dos departamentos de Física e Química. Serão 13 palestras sobre o tema, de 9h às 17h30, também no Anfiteatro do ICE.

Outras informações:

(32) 2102-3302 (ICE)

Instituto de Ciências Exatas

Departamento de Ciência da Computação

Departamento de Estatística

Departamento de Física

Departamento de Matemática

Departamento de Química

 

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud