Eloi Teixeira César: "O objetivo é levar a ciência e a tecnoloiga para mais perto da população em geral e dos estudantes em particular" (Foto: UFJF/Arquivo)

Eloi Teixeira César: “O objetivo é levar a ciência e a tecnoloiga para mais perto da população em geral e dos estudantes em particular” (Foto: UFJF/Arquivo)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o responsável por promover e sediar a 3ª Jornada de Divulgação Científica entre os próximos dias 13 e 18. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, este ano, traz uma novidade: o 1° Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora.

Para o coordenador do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César, o principal objetivo do evento “é levar a ciência e a tecnologia para mais perto da população em geral e dos estudantes em particular. Neste ano, as palestras estão focadas em temas relacionados à física, ciência que geralmente causa muito receio nas pessoas. Neste caso, queremos apresentar temas que são importantes tanto para os alunos quanto para professores, e que são relevantes para o nosso cotidiano”.

O coordenador, que também participou da organização de todas as jornadas anteriores, aponta as conquistas da terceira edição, como o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a inclusão do concurso de pontes de papel. “Ele já é tradicional entre os alunos da Faculdade de Engenharia e, no ano passado, realizamos um concurso deste apenas com os alunos do Colégio João XXVII (da UFJF), que foi um enorme sucesso. Este ano, em uma nova parceria com a Faculdade de Engenharia, decidimos ampliar o concurso, com a participação de seis escolas públicas de Juiz de Fora.” A meta, segundo ele, é despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela engenharia.

Programação e inscrições

Além do concurso de pontes de papel haverá palestras de física voltadas tanto para alunos do ensino médio, quanto para estudantes e professores universitários. Os inscritos no evento também podem participar de sessões no planetário inflável do Centro de Ciências e nas observações do céu por meio do software Stellarium.

O coordenador e organizador César explica que a iniciativa das palestras da jornada surgiu de um professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFSudeste), parceiro do projeto. “O professor de física Thales Costa Soares propôs uma Escola de Física, com palestras tanto para alunos do ensino médio quanto para professores e graduandos. Foram escolhidos convidados que pudessem falar sobre temas de interesse para esse público e que terão a preocupação de fazer palestras em um nível acessível para todos, divulgando realmente a Física.” César resalta, ainda, que os alunos do ensino médio em breve estarão na Universidade, e os alunos de licenciatura serão futuros professores. “O contato proporcionado pelo evento pode ampliar o horizonte de todos eles.”

Já o professor Soares afirma que o foco do evento deste ano é a física contemporânea. “Nas nossas ações, a gente percebe que, trabalhando com professores, teremos um efeito multiplicador maior. Então, resolvemos estender as palestras. Nos preocupamos muito com a questão da renovação dos conteúdos, em abordar temas que ainda não são tratados no ensino médio. Já estamos trabalhando a difusão desses temas, e vamos fortalecendo ainda mais. Os participantes também poderão ter contato com professores atuantes, desenvolvedores de trabalhos e pesquisas, que trabalham com a visão não de uma ciência passada, mas de uma em construção. Uma ciência viva.”

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14 pelos telefones (32) 3229-7606/ 5923. Há número limitado de vagas: são 30, 40 e 40 para participar, respectivamente, das sessões no planetário e apresentação do céu pelo software Stellarium.

Confira a programação completa da 3ª Jornada de Divulgação Científica

Outras informações: (32) 3229-7606 (Centro de Ciências da UFJF)

centrodeciencias@ufjf.edu.br

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud