sistema de informação - computador Foto Caíque Cahon

Curso tem por objetivo formar profissionais para atuarem na modalidade de educação a distância (Foto: Caíque Cahon)

Visando à capacitação de seu corpo docente e técnico em uma proposta educacional que cresce a cada dia mais no país, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância e com apoio do Centro de Educação a Distância lança o curso semipresencial “Aperfeiçoamento em Formação Acadêmica e Gestão em EAD” no campus de Governador Valadares. Serão abertas 200 vagas, e o objetivo é a formação de profissionais para atuarem em cursos na modalidade de educação a distância e preparar os docentes para oferecer até 20% da carga horária das disciplinas na modalidade semipresencial, de acordo com portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004.

O curso terá início no dia 3 de novembro com carga horária de 240 horas, dividido em seis módulos de 40 horas/aula. Será permitido aos alunos participarem dos módulos independentemente. Apenas o primeiro módulo será pré-requisito para a participação nos demais. No entanto, aos concluintes de cada módulo será emitido apenas certificado de capacitação, sendo que o certificado de aperfeiçoamento será emitido aos que concluírem todos os módulos e apresentarem trabalho de conclusão de curso. Para os servidores em estágio probatório, o curso contará como carga horária de capacitação junto à Pró-reitoria de Recursos Humanos.

Com a adoção de práticas pedagógicas que se utilizam de ferramentas interativas, a participação dos alunos se dará de forma colaborativa através da plataforma Moodle. O único pré-requisito é ser funcionário do campus avançado de Governador Valadares na função de professor ou técnico-administrativo em educação. Os encontros presenciais serão divulgados posteriormente, sendo realizados na Faculdade Pitágoras.

Segundo a coordenadora do NGime/UFJF, Eliana Lúcia Ferreira, o curso proporcionará uma melhor compreensão do cenário educacional brasileiro e um aprofundamento das questões pedagógicas que permeiam a realização do trabalho docente mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. “A intenção é tornar o campus de Governador Valadares um centro de excelência nessa modalidade educacional, por isso convidamos todos os professores e técnicos para que adquiram conhecimento necessário para que possam ser agentes dessa expansão do ensino a distância na UFJF.”

As inscrições poderão ser feitas no período de 1º a 15 de outubro com preenchimento de dados na ficha disponível no Siga e entrega da documentação exigida na Central de Atendimento na Faculdade Pitágoras até 12h do dia 15 de outubro. São exigidos os seguintes documentos:

• fotocópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação e do protocolo de solicitação do registro do diploma

• fotocópia do documento de identidade e CPF

• fotocópia da certidão de nascimento ou casamento

Corpo cocente

Para ministrar o curso, a Universidade conta com a experiência da equipe de profissionais do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância que atuam há mais de sete anos em cursos de licenciatura, aperfeiçoamento, especialização e extensão nesta modalidade educacional, alcançando alunos em todo Brasil. Além disso, possui diversas produções de material didático e pesquisas de ponta nesta área.

No corpo docente, os professores acumulam larga experiência no EaD em nível nacional e internacional como a prof.ª Drª Eliana Lucia Ferreira que possui pós-doutorado em Avaliação educacional do Ensino a distância pela Universidad Nacional do Ensino a Distância (Uned), com bolsa pela Fundacion Carolina. Participa do corpo docente o Prof. Dr. Flávio Takakura que ocupou o cargo de coordenador do Centro de Ensino a Distância (Cead/UFJF) por mais de cinco anos e hoje atua como novo diretor do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares.

O curso conta ainda com o professor da Espanha Dr. Tibério Feliz Múrias,  fruto da parceria do NGime/UFJF com a Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned). Ministram disciplinas ainda a profª Dra. Tereza Cristina Bellosi, que tem atuado como professora responsável pela capacitação de professores e tutores, além de estar à frente junto com a profª Eliana do programa de Mestrado em Gestão Escolar. Atuam no curso ainda os professores vinculados ao Ngime/UFJF profª Ms. Carolina Lessa Cataldi, profª Ms. Flávia Ceccon Moreira Gil, prof. Ms. Otávio Rodrigues de Paula entre outros.

Acesse o cronograma do curso.

Outras informações: (32) 2102-3283 (Núcleo de esquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud