Equipe vencedora: Maria Luiza Gonçalves, William Rezende, Maria Thereza Grandeni Pires, Marcus Felipe, Marina Giovanetti, Victor Vale Cantarino, Lucas de Oliveira e Marta Mendes Resende (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a campeã da 1ª Olimpíada do Conhecimento Jurídico, realizada na última semana no Rio de Janeiro. O evento integra o II Meeting dos Profissionais de Direito Privado, que terminou na sexta-feira, dia 26, e foi promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). A competição reuniu oito universidades. As equipes, formadas por graduandos de Direito, participaram de provas, envolvendo modalidades de conhecimento doutrinário e legislativo, com provas escritas e orais, com e sem consulta, além de defesa e elaboração de teses. A avaliação seguiu os mesmos critérios de provas aplicadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A competição teve o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa do Direito Privado nas faculdades de Direito públicas e privadas do Brasil. As equipes tiveram que enfrentar uma banca de examinadores composta por desembargadores e professores membros da Academia Brasileira de Direito Civil e da OAB-RJ. De acordo com os organizadores, o objetivo de criar um evento jurídico que não se limitasse a conferências foi alcançado com o formato de Olimpíada de conhecimento e poucos advogados experientes fariam tão bem as peças apresentadas.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou com a segunda colocação e a Cândido Mendes e a Universidade Federal Fluminense (UFF) empataram em terceiro. A equipe da UFJF ficou em primeiro na classificação geral pela soma dos resultados em cada modalidade, recebendo o prêmio de R$ 8 mil. Nos resultados por modalidade, a UFJF ficou em segundo em escrita, em legislação e em conhecimento doutrinário; e em primeiro por júris.

“Foi o maior desafio que já enfrentei. Fomos surpreendidos pelo bom nível das equipes. Individualmente é uma conquista, especialmente por ter sido a primeira edição da Olimpíada”, disse a aluna da UFJ Maria Thereza Grandeni. A equipe contou, ainda, com os alunos Lucas de Oliveira; Vítor Cantarino; Marcus Felipe de Castro; William Rezende Júnior; Marta Resende; Marina Lucena; e Maria Luiza Gonçalves.

Outras informações: (32) 2102-3500 (Faculdade de Direito-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud