Uma palestra sobre o panorama da pós-graduação e seu sistema de avaliação encerrou, na tarde de quinta-feira, dia 18, a terceira edição do Workshop de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A temática foi ministrada pelo professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e ex-coordenador de área de materiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Frederico de Oliveira Graeff.

A palestra abordou a avaliação da Capes aos cursos de pós-graduação. Foram apresentados dados sobre pós-graduação (mestrado e mestrado profissional, especialização e doutorado). “O intuito é sensibilizar alunos e docentes sobre a importância desse sistema de avaliação para a evolução da pós-gradução no país e falar da distância que existe de falta de informação entre a Capes e as universidades. É sempre bom estreitarmos esse hiato de diferença, de conhecimento. É importante que os órgãos federais e as universidades estejam mais próximas.“

A representante dos discentes da pós-graduação em Física e da comissão organizadora, Mônica Cristina Melquíades, disse que o evento teve um saldo positivo. “ O Workshop foi um sucesso em termos de número de participantes. Palestrantes renomados e as palestras expostas foram de grande importância e contribuirá muito para as pesquisas desenvolvidas aqui no Departamento de Física.”

Segundo Mônica, a participação no evento contou com cerca de 300 pessoas, desde alunos da graduação e da pós-graduação da UFJF a professores e estudantes da rede municipal de ensino da cidade. Inclusive, estiveram presentes para assistir a programação estudantes de institutos federais de educação do Espírito Santo e de Mato Grosso.

A estudante do quarto período de Física da UFJF, Karoline Gonzaga Oliveira, participou dos quatro dias do evento e aprovou a iniciativa dos estudantes da pós-graduação. Ela salientou que a importância do workshop é a oportunidade de poder abrir mais as perspectivas dos estudantes quanto as possibilidades na área acadêmica e de atuação profissional.

Após a palestra houve o encerramento oficial do Workshop com o pronunciamento do organização do evento.

Outras informações: (32) 2102-3307 (Departamento de Física-UFJF)

Pós-graduação em Física

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud