Cerimônia solene: Júlio Chebli recebe de Henrique Duque a missão de administrar a UFJF pelos próximos quatro anos (Foto: Alexandre Dornelas)

Emoção, agradecimentos e novidades marcaram a cerimônia de transmissão de cargos de reitor e vice da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na noite de sexta-feira, dia 19, em sessão solene do Conselho Superior (Consu), no Cine-Theatro Central. Henrique Duque e José Luiz Rezende Pereira ressaltaram o orgulho de terem podido viver um momento histórico de crescimento da Universidade. E seus sucessores, Júlio Chebli e Marcos Chein Feres ratificaram o compromisso de expandir ainda mais as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Em seus discursos, tanto Duque quanto Chebli ressaltaram a relação entre pessoas, a humanização do ambiente universitário e a responsabilidade de busca do crescimento aliado à qualidade e à inclusão. “Nem nas imaginações mais delirantes, poderíamos imaginar que este sonho fosse chegar tão longe. Hoje trazemos o sentimento de que nossa missão foi cumprida”, disse o ex-reitor, que foi às lágrimas ao pedir desculpas à família pelo tempo dedicado à UFJF. Chebli, por sua vez, lembrou que a Universidade vive uma das mais expressivas expansões de sua história. “Nosso desafio é consolidar e ampliar esse círculo virtuoso”. O reitor também se emocionou ao falar sobre a família.

Coral UFJF - transmissão de cargo reitor 2014 Foto Alexandre Dornelas

Coral da UFJF fez pré-lançamento do CD “Cantorias” (Foto: Alexandre Dornelas)

Durante o evento, além da apresentação do Coral da Universidade, com o pré-lançamento do CD “Cantorias”, Duque entregou à Chebli a relação de obras com previsão de serem inauguradas na próxima gestão. Foram ainda apresentadas imagens da expansão da estrutura da UFJF, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, e os números alcançados a partir de investimento superior a R$ 1,7 bilhão em oito anos. Por fim, foi anunciada a liberação, pelo Ministério das Comunicações, da concessão de um canal de rádio para a UFJF, com caráter educativo e alcance em toda a cidade.

Perguntado sobre como desejaria ser lembrado daqui a 50 anos, o ex-reitor afirmou que, quando este tempo chegar, a UFJF será uma das mais avançadas do mundo. “Ninguém é reitor, apenas está por algum tempo. Quero que esta gestão seja vista como uma das que contribuíram para esta trajetória de conquistas e que meus netos e os sucessores deles possam usufruir de tudo que esta Universidade ainda virá a oferecer.”

Já o professor José Luiz comentou o sucesso da parceria com Duque: “Ele teve uma grandeza diferente na gestão. Ao assumir, definiu que nosso partido seria a Universidade. A partir do primeiro dia da administração, tinha acabado a eleição. Teríamos que trabalhar para todos. Esse foi o segredo. Assim deu certo e eu tenho muito orgulho de ter participado.”

Chein - Chebli - Duque - José Luiz - Transmissão de cargo - setembro 2014 Foto Alexandre Dornelas

Vice-reitor Marcos Chein, reitor Júlio Chebli, ex-reitor Henrique Duque e ex-vice-reitor José Luiz (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor Júlio Chebli enfatizou que o caminho está pavimentado. “Temos que seguir neste percurso, sabedores de toda a base deixada para crescermos ainda mais nos três pilares da Universidade; o ensino, a pesquisa e a extensão.”

O vice Marcos Chein Feres,M em discurso afinado com Chebli, falou sobre outro desafio. “Nossa responsabilidade é de também fazer o melhor para a qualidade de vida e de trabalho de quem vive na UFJF.”

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Juiz de Fora, Sérgio Rodrigues, de autoridades locais e representantes de entidades estudantis, além de professores, técnico-administrativos em educação, alunos e convidados em geral.

Confira na íntegra o discurso de Henrique Duque

Confira na íntegra o discurso de Júlio Chebli

Outras informações: (32) 2102-3967 (Comunicação UFJF)