O coral Voci in Compagnia, da Itália, é uma das grandes atrações do Festcoros (Foto: Divulgação)

As vozes de centenas de pessoas, em diversos idiomas, ressoarão por Juiz de Fora e mais quatro cidades da região entre os próximos dias 22 e 27, na 20ª edição do Festival Internacional de Coros (Festcoros). Durante os seis dias, 15 corais realizarão 45 apresentações em 30 lugares diferentes, incluindo igrejas, escolas, universidade, teatros, praças e lojas, com os concertos de abertura e encerramento no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além de Juiz de Fora, as cidades de Piraúba, Maripá, Argirita e Guarani, todas da Zona da Mata Mineira, também receberão concertos regionais. O Festcoros é um dos maiores eventos da música coral do Brasil, realizado todo ano em setembro, aberto à participação de corais do Brasil e do mundo.

Além dos tradicionais corais da cidade, dois grupos internacionais participam desta edição. Da Europa, vem o coro Voci in Compagnia (Vozes em Companhia), da Itália. E da América do Sul, o Grupo Vocal Impera, da Bolívia, que participa pela primeira vez. Do Brasil, participam corais de Vitória (Coro Cênico da Fames), Ipatinga (Coro Fundação São Francisco Xavier), Mariana (Coral Tom Maior) e Brasília (Coral Habeas Cantus).

Este ano, a UFJF também será palco de uma das apresentações do coral Italiano, no dia 25, às 10h, próximo à Reitoria. A instituição é parceria do evento, por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult). A edição 2014 do Festcoros conta com uma nova logomarca, concebida pelo pró-reitor de Cultura da UFJF, Gerson Guedes. A Procult também foi responsável pelo novo site (www.festcoros.com.br) e pelo programa do Festival.

O Festcoros, que faz parte do calendário oficial da cidade, por meio da Lei Municipal nº 9.342/98, tem a direção artística do maestro Domício Procópio e é organizado pela Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora, presidida pela professora Cirinéia Xavier. Para Domício, a 20ª edição do Festcoros “consolida o evento como um dos mais importantes na música coral do Brasil, contribuindo para colocar Juiz de Fora na vanguarda cultural do país, e atraindo grupos de todo o mundo para esta grande festa da arte”.

Em 20 edições, entre 1994 a 2014, participaram do evento corais internacionais dos seguintes países: Itália; Portugal; Japão; Estados Unidos; Eslováquia; Lituânia; Egito; Chipre; Costa Rica; Equador; Uruguai; Chile; Colômbia; Venezuela; Peru; Paraguai; e Argentina; além dos nacionais do Distrito Federal; do Rio Grande do Sul; de Santa Catarina; do Paraná; de São Paulo; do Rio de Janeiro; de Minas Gerais; do Espírito Santo; da Bahia; de Alagoas; de Sergipe; de Pernambuco; do Maranhão; e de Tocantins.

Confira aqui a programação completa do  20º Festival Internacional de Coros (Festcoros)

Outras informações: (32) 8844-9134 (Assessoria do Festcoros)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud