Sérgio Machado Rezende: "Alguns dos principais desafios da área hoje são atrair mais estudantes e estimular os jovens pesquisadores" (Foto: Twin Alvarenga)

Sérgio Machado Rezende: “Alguns dos principais desafios da área hoje são atrair mais estudantes e estimular os jovens pesquisadores” (Foto: Twin Alvarenga)

A Física no Brasil, seus desafios e perspectivas foram abordados pelo ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, no III Workshop de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta quarta-feira, dia 17. Rezende, que é professor titular do Departamento de Física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de fazer um panorama da área, indo da pilha à fibra ótica, falou da realidade da Física hoje, partilhou um pouco de suas experiências profissionais e respondeu questões dos ouvintes.

O anfiteatro Engenheiro Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, ficou repleto de alunos de graduação, pós-graduação e professores. O professor mostrou as questões históricas, curiosidades, o crescimento da Física no nosso país e confrontou os gráficos e os dados, debatendo os rumos e os obstáculos da área.

Para o ex-ministro, esse evento, organizado por alunos da pós-graduação em Física, é muito importante para a área e, principalmente, para os jovens graduandos. “Alguns dos principais desafios da área hoje são atrair mais estudantes e estimular os jovens pesquisadores. E a iniciativa desse evento cumpre bem esses dois pontos. Esse contato possibilita um aprendizado profundo com experientes nomes da Física, o que é fundamental para o sucesso profissional desses estudantes ainda em formação.”

Contato com profissionais

Jeferson da Silva Martins é aluno do doutorado e participou de duas das três edições do workshop, sendo que foi um dos organizadores no primeiro ano do evento. Ele ressaltou como o workshop vem crescendo e hoje traz nomes dentre os mais importantes da Física nacional e internacional. “Para os alunos é uma grande oportunidade ter contato com esses grandes profissionais. E a experiência de organizar um evento desse porte, para os estudantes da pós-graduação, já é por si só um grande aprendizado. Quando nos unimos para projetar o primeiro evento, eu era mestrando. Agora, no doutorado, olhar para trás e ver como o workshop se desenvolveu e continua contribuindo para o crescimento de tantos alunos é muito gratificante.”

Confira a programação completa do III Workshop da Pós-Graduação em Física-UFJF

Outras informações: (32) 2102-3307 (Departamento de Física-UFJF)

Pós-graduação em Física-UFJF