Aulas acontecem toda quarta-feira, no IAD (Foto: Aline Carvalho)

Os candidatos ao Vestibular 2015 para o Bacharelado de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ganharam um novo incentivo para os estudos preparatórios. A partir deste semestre, o Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) oferece um curso gratuito a fim de instruir os alunos para o vestibular e introduzir os primeiros embasamentos da graduação. As aulas acontecem toda quarta-feira, às 14h, na sala III do IAD. O prazo de inscrição foi prorrogado até o preenchimento da turma, no entanto, as aulas já foram iniciadas.

Segundo a professora de música, Marta Castello, um dos principais objetivos deste curso é tornar a escola mais acessível ao público geral. “É comum os candidatos acharem a prova de música difícil. Este é o único vestibular que o aluno já precisa entrar sabendo tocar um instrumento e ter um reconhecimento sobre teoria musical, por exemplo.”

As aulas do curso preparatório estão previstas até a data do Vestibular 2015. Nelas os alunos deverão refazer as provas dos processos seletivos anteriores sob orientação dentro da sala de aula. “Estudamos sobre historia e teoria da música, além de refazermos exercícios práticos. É tocado um trecho de uma música, depois analisamos sua tonalidade, compasso, estilo musical entre outros fatores.”

Vestibular 2015

As inscrições para o Vestibular de Música vão até às 14h do dia 17 de outubro. Ao todo serão 48 vagas entre bacharelado (20) e licenciatura (28). Os candidatos serão selecionados pelo Concurso Vestibular 2015 por meio de duas etapas. Na primeira, o inscrito participará de uma prova de habilidade específica, conforme edital. A Segunda Etapa corresponderá às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Só serão consideradas as notas dos candidatos que tiverem participado de todas as provas do Enem.

Confira aqui o edital para o Vestibular do Bacharelado em Música

Outras informações: (32) 2102-3350 (Bacharelado em Música-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud