Laboratório de Engenharia Elétrica na UFJF:  evento abordará ensino a distância, metodologias de aprendizagem, como atividades complementares, mídias e software (Foto: Stefânia Sangi)

Com o objetivo de discutir a formação e o exercício profisional do engenheiro, será realizado entre os próximos dias 16 e 19, o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). O evento integra, também, as comemorações dos cem anos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizado pela faculdade e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), acontecerá pela primeira vez em Juiz de Fora, no Expominas.

Em sua 42ª edição, o congresso abordará, também, questões como o ensino a distância, metodologias de aprendizagem (atividades complementares, mídias e software) e a capacitação de professores para o exercício da docência. Apesar de ser um evento voltado para professores e dirigentes de instituições dos cursos de engenharia, o Cobenge terá a chamada Jornada de Estudantes, para discutir questões relacionadas a estágios, trainee, oportunidades de egressos e a criação de uma entidade nacional de engenharia, como um canal de comunicação único.

Almejando explicitar a capacidade do engenheiro de ir além das técnicas, o tema central Engenharia: múltiplos saberes e atuações traz um olhar diferenciado sobre o perfil do profissional da área. Segundo o coordenador geral do evento e diretor da Secretaria de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli Fava de Oliveira, as escolas de engenharia não têm muito claro o perfil do engenheiro. “Ele é capacitado para atuar em outras áreas, como por exemplo no mercado financeiro, já que o mesmo, em sua graduação, não aprende somente as técnicas e sim, toda uma estrutura lógica de pensamento.”

Entre os palestrantes, o presidente da Capes, Jorge Guimarães; o presidente da Fapemig, Mário Neto; o presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia, Júlio Fialkoski; o professor da Universidade do Porto, Gustavo Alves; e o secretário do Conselho Federal de Engenharia da Argentina, Hector Ruben Paz.

No evento será lançado o Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Engenharia e Tecnologia (ProfEng) e anunciado o lançamento do edital da Capes para que as Universidades possam submeter projetos de Cursos de Engenharia a Distância pela Universidade Aberta. Segundo Oliveira, é uma ótima oportunidade para pessoas carentes de recursos financeiros ingressarem nesta área.

Juiz de Fora foi escolhida para sediar o congresso devido ao seu referencial em ensino superior e infraestrutura. Além disso, o aniversário de cem anos da Faculdade de Engenharia atuou de forma positiva na decisão. As taxas de inscrição variam entre R$ 200 e R$ 680, de acordo com o perfil do inscrito (estudante, associado e não associado).

O Expominas fica localizado no Km 790 da BR-040.

Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge)

Efetue aqui a sua inscrição

Outras informações: (32) 2102-3402 (Faculdade de Engenharia-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud