Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Renan Pontara

No 05 de dezembro o aluno Renan Pontara apresentou o TCC com o tema  “Estudo Preliminar de um Conversor Bidirecional Isolado com Comutação Suave” orientado pelo Prof. Pedro Santos Almeida. Abaixo pode-se conferir um resumo do trabalho:

“Neste trabalho é apresentado o estudo e projeto de um conversor bidirecional LLC ressonante que deverá fazer a transferência de potência, em ambos sentidos, entre uma nanorrede CC e um banco de baterias. O sistema como um todo será capaz de promover ações de controle para decidir o sentido do fluxo de potência, seja para carregar o banco de baterias ou fornecer potência ao barramento CC. As características estáticas do conversor, tanto em modo direto como em modo reverso, serão também analisadas. O escopo inclui o estudo do conversor durante todo seu processo de operação, levando em conta tanto as comutações tipo ZVS quanto ZCS. Por fim, um protótipo de transformador para o conversor é construído e resultados experimentais são obtidos para diferentes níveis de carga, que posteriormente são comparados aos valores teóricos previamente obtidos.”

Palavras-chave: conversor bidirecional LLC ressonante; nanorrede CC; banco de baterias; barramento CC; zero voltage switching (ZVS); zero current swit-ching (ZCS);

Defesa de TCC do aluno Renan Pontara. Da direita para a aesquerda: Renan Pontara, aluno de mestrado João Coimbra, Prof. Janaína Gonçalves e Prof. Pedro Almeida.