Fechar menu lateral

Cristiano Gomes Casagrande – Qualificação de Doutorado

O NIMO se orgulha de informar que o doutorando, Prof. Cristiano Gomes Casagrande, apresentou seu projeto de qualificação de doutorado no último dia 30 de outubro de 2014. A qualificação foi aprovada e teve como título: DESAFIOS DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL COM AS RECENTES TRANSFORMAÇÕES E AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO SETOR. 

Participaram do julgamento, o professor orientador Henrique A. C. Braga, Prof. Fernando Luís Marcelo Antunes, PhD (UFCE), Danilo Pereira Pinto, D. Sc. (UFJF) e o Prof. Ivo Chaves da Silva Júnior, D. Sc. (UFJF).

Resumo:

Os sistemas de iluminação pública (IP) no Brasil atravessam um momento de mudanças significativas, que implicam em novos paradigmas, desafios e perspectivas para o setor. Essas transformações começam com a transferência dos ativos de IP para os municípios, o que exigirá que os gestores municipais estejam preparados e capacitados para gerir esse serviço público essencial que antes não era de sua responsabilidade. Além disso, novas tecnologias de iluminação, como os diodos emissores de luz (LEDs), surgem como alternativa às tecnologias convencionais, acarretando em muitos impactos e mudança de paradigmas no projeto, gestão e manutenção dos sistemas de IP. Assim, este trabalho aborda questões referentes à gestão e manutenção da IP no Brasil, enfatizando os desafios ligados à transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios, além da complexidade inerente à mudança de tecnologia para luminárias a LEDs. A discussão é organizada em duas vertentes principais: a gestão do sistema, com ênfase nos desafios ligados à transferência dos ativos; e a consolidação de novas tecnologias, sobretudo os LEDs. Na primeira vertente, propõe-se uma sistematização do processo de tomada de decisões na gestão e na atualização do parque de IP no Brasil, com o objetivo de oferecer uma ferramenta matemático-computacional que dê suporte aos gestores municipais neste sentido. Adicionalmente, na vertente tecnológica, este trabalho também pretende contribuir com um método que permita obter parâmetros necessários para a elaboração de projetos luminotécnicos de IP levando em conta a percepção visual humana em condições de baixa luminância.