O setor de iluminação brasileiro é o novo foco de uma série de empresas nacionais e multinacionais que querem investir no país. O grande estímulo para os desembolsos é o LED.
“O consumo de LED no Brasil vai crescer astronomicamente nos próximos anos”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), Carlos Eduardo Uchôa Fagundes.
As perspectivas da Abilux já mostram crescimento de 100% ao ano no consumo de LEDs no país. E é baseada nesse potencial que a brasileira FLC está estudando a construção de uma fábrica de lâmpadas LED no país. “A companhia está crescendo e temos a intenção de ter uma fábrica no Brasil”, afirmou a fundadora da FLC, Alcione de Albanesi.
A Philips tinha afirmado que pretendia começar neste início de ano a produção de lâmpadas LED em Minas Gerais. No entanto a data de início da operação foi revista.
A americana GE também vai participar desse movimento e planeja uma unidade de montagem voltada para iluminação pública e outdoors. “Estamos no processo de decisão sobre a localização da nova unidade”, afirmou o presidente para América Latina da GE Iluminação, Lionel Ramirez.
Para se ter uma ideia do tamanho do mercado de iluminação pública, hoje no Brasil há 15 milhões de pontos de iluminação que precisam ser renovados, segundo cálculos da GE.
Outra empresa que está voltando as atenções para a tecnologia LED é a Osram, braço de iluminação do grupo alemão Siemens. “A decisão de uma fábrica de LED no Brasil ainda não está tomada, mas estamos de olho nesse mercado” afirmou Marcos Ellert, gerente de marketing da Osram.
Segundo a Abilux, o início da produção no país deve provocar redução nos preços.
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