Fechar menu lateral

Trabalhos apresentados na IX IEEE Induscon

Na semana de 08 a 10 de Novembro de 2010 foi realizada em São Paulo no Centro de Convenções Frei Caneca, a Conferência de Aplicações Industriais, organizada pelo Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE).

O Núcleo de Iluminação Moderna da UFJF foi muito bem representado ,por bolsistas de graduação e pós graduação ,que apresentaram  os seguintes  projetos:

 

1) Degradação da Qualidade de Reatores Eletromagnéticos de Lâmpadas de Descarga

 

Henrique A. C. Braga, Danilo P. Pinto, Ricardo H. Rosemback, Ródnei A. Abreu, Márcio do C. B. P. Rodrigues, Felipe T. Vicente, Pedro FracettiA

 

Este trabalho descreve os procedimentos e os resultados de um estudo para avaliar a qualidade e a determinação das perdas eletromagnéticas em reatores utilizados para a iluminação de grandes áreas (como as dos edifícios da indústria) ou em redes de iluminação pública. Uma série de reatores de sódio de alta pressão novos e antigos  e também de vapor de mercúrio das lâmpadas foram testados, e  avaliados pela empresa de energia Energisa SA, com o objetivo de verificar se atendem, de fato, as normas brasileiras e determinar as perdas de energia ao longo de sua utilização (alguns com mais de 10 anos de uso). O estudo mostrou que menos de 1% das unidades testadas apresentaram problemas de perdas de energia acima dos padrões estabelecidos. Além disso, 12,7% dos reatores antigos não tinham cumprido com as normas de curto-circuito, ensaios de resistência dielétrica  e também foram realizadas em um número de amostras, que não tinham problemas significativos. No entanto, o fator de potência observado era significativamente inferior ao limite mínimo, que é 0,92 (indutivo), para uma grande quantidade de unidades testadas. Algo mais preocupante, o que foi verificado quando da realização de estudos, é que a degradação do fator de potência ocorre mesmo para as unidades recém-instaladas nas redes de iluminação pública, em alguns casos com menos de três meses de uso. Esta condição foi relativamente bem distribuída em termos do fabricante, modelo do reator e o local de instalação.

 

2) Um Estudo Comparativo de Sistemas de Iluminação Pública: Estado Sólido e Lâmpadas de Vapor de Sódio em Alta Pressão

 

Cláudio R. B. S. Rodrigues, Pedro S. Almeida, Guilherme M. Soares, João M. Jorge, Danilo P. Pinto and Henrique A. C. Braga

 

O Trabalho apresentado trata da análise de viabilidade e comparação fotométrica entre dois conceitos diferentes em sistemas de iluminação pública,  a iluminação de estado sólido (SSL) utilizando LED de alta potência com luminárias integradas (conversores eletrônicos) e de  luminárias com lâmpadas de sódio de alta pressão convencionais (HPS)  com base juntamente com reatores eletromagnéticos. O estudo faz comparação  sobre a percepção relativa do olho humano a diferentes fontes de luz com diferentes distribuições espectrais, dedicando especial atenção às condições de iluminação escotópica. Os dados fotométricos de um sistema de SSL instalado atualmente em parte da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora é fornecido para a análise e comparação com as luminárias HPS que foram substituídas.

 

Os trabalhos tiveram boa repercussão, em especial o  2, apresentado por um estudante de iniciação científica, o Pedro S. Almeida.

 

Para maiores informações sobre o evento:www.ieee.org.br/induscon/2010/