Fechar menu lateral

Sobre

Laboratório de Modalidades Diferenciada de Ensino de Sociologia – LaMDES

No rastro dessas preocupações buscamos inventariar o fazer do ensino de sociologia nesses espaços. Ao arrolar esse acúmulo busca-se-á marcos de fortalecimentos de nova subjetividade política impressas nas experiências de professores da educação básica e pesquisas em diferentes contextos escolares que atue nesses cenários. As trajetórias dessas vivências nessas modalidades reúnem processos cumulativos em categorias como segregação, marginalidade e exclusão social que intersecionaram formas complexas de pensar a educação básica a partir de categorias como etnicidade, migração, memória, subjetividades, isolamento, identidade, diversidade etc.

O LaMDES busca reunir nessas experiências oportunidades latentes para que licenciandos de Ciências Sociais possam conhecer o universo de possibilidade em diferentes atuações nas diferentes configurações das Ciências Sociais: seja em contextos de modalidades de ensino como em novos desempenhos apresentados na reforma do Ensino Médio, diante da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Nesse sentido, além das modalidades, podemos reunir nesse espaço, ações e atividades que envolvam a discussão de Projeto de Vida e diferentes configurações atribuídas nas eletivas dos itinerários formativos, de conteúdo premente das Ciências Sociais.