O Nevidh em Pauta Convida retomou na última sexta-feira, 29 de novembro, a série “Pesquisa em Sociologia”, desta vez com o aluno do mestrado Profissional em Sociologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Gilmar Vianella. Professor de Geografia das redes estadual e municipal de ensino, Gilmar falou sobre o tema de sua pesquisa atual “Políticas de Educação no Cárcere: uma trajetória”. Entre os anos de 2006 e 2023, ele atuou como docente nas Penitenciárias Ariosvaldo Campos Pires e José Édson Cavallieri, ambas no Bairro Linhares, em Juiz de Fora.
Na conversa com o professor Ricardo Bedendo, Gilmar destacou que “a educação prisional assume um papel de meio para promoção de integração social, que dá aquisição de conhecimentos, que oportuniza aos reclusos assegurar um futuro melhor”. O mestrando ressaltou, ainda, a importância do incentivo ao estudo dentro das unidades prisionais já que “a grande maioria dos presidiários são jovens, negros, com baixa escolaridade e condenados por tráfico de drogas”.
Durante a entrevista, Gilmar Vianella relembrou a Lei 7.210 de Execuções Penais, artigo 126, que diz: O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena.“Então ele tem um dia de pena reduzida a cada três dias de frequência escolar”, explicou. No contexto da conversa, o professor Ricardo evidenciou como o sistema prisional é um reflexo de uma parcela da sociedade brasileira no que diz respeito ao acesso à educação com dignidade.
O mestrando ainda pontou que “houve melhoria”, mas ainda tem muito a se conquistar nas políticas públicas de educação no cárcere. Entre as iniciativas que realizou com os alunos nas penitenciárias, Gilmar sublinhou: “simulação de um júri, a gente incentiva eles a pegar livro na biblioteca, campeonato de interclasse, vaquinha para fazer cachorro-quente, cinema no dia da consciência negra”.
O conteúdo da entrevista está disponível nos canais do Nevidh e também vai ser aproveitado por Gilmar na apresentação final da sua dissertação.
Outras informações: @nevidh.ufjf ou nos nossos canais no Spotify e no Youtube
Foto e Texto: Sarah Nascimento (voluntária de graduação do Nevidh em Pauta Convida – projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa – PROEX – UFJF)