Nevidh integra Mestrado Profissional em Sociologia em nível nacional; inscrições estão abertas

Com a participação de professores do Nevidh, o Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), oferece  15 vagas para docentes, efetivos ou temporários, da rede pública de educação básica. Com ênfase nas áreas de Sociologia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o ProfSocio recebe inscrições até 17 de novembro, via formulário eletrônico disponível no edital.

Esta é a primeira vez que a UFJF oferece o programa. Com esta iniciativa, a instituição é agora uma das 15 no Brasil a participar do ProfSocio. A adesão foi realizada em 26 de setembro, conforme a resolução CSPP 34/2023. Três linhas de pesquisa principais demarcam o Mestrado: “Educação, Escola e Sociedade”, “Juventude e Questões Contemporâneas” e “Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares”. A duração do curso é de 24 meses, com aulas presenciais às segundas-feiras, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

Segundo a professora do Departamento de Ciências Sociais, pesquisadora do Nevidh e coordenadora do ProfSocio na UFJF, Rogéria Martins, “o grande diferencial desse mestrado é que ele vai atender a um público específico e tem o foco na educação, no caso particular, o ensino das Ciências Sociais.” A professora ressalta, ainda que “o objetivo do ProfSocio é propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.”

Segundo a docente, outro ponto importante é o que diz respeito às modalidades de trabalho de conclusão de curso que seguem as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que regem os mestrados profissionais. “Nesse caso, se privilegia produções como Projetos de intervenção didática; bem como materiais didáticos ou instrucionais. Portanto ele não concorre com os programas acadêmicos, voltados para produções que envolve um material mais teórico, caracterizado pela dissertação.”

Instagram –  @profsocio.nacional
Facebook – @profsocio