Dez princípios da obra de Pierre Bourdieu considerados fundamentais para a precisão da análise sociológica e para o exercício da crítica foram expostos pelo professor da Universidade do Porto, Virgílio Borges Pereira, em mais uma edição do Chá das Cinco e Meia, evento organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF e que tem o apoio do NEVIDH.
O professor Virgílio ressaltou a relevância do aspecto relacional nas práticas de observação, descrição e avaliação dos objetos de pesquisa. Entre os princípios de Bourdieu, o primeiro enfatizado foi o de questionamento da evidência. Nesse sentido, foram também frisadas questões, como os métodos da comparação e da etnografia multi-situada, a objetivação densa do espaço físico, bem como das relações entre os espaços físico, social, de estilização da vida e de tomada de decisão simbólica e ideológica.
Os chamados efeitos de lugar, as formações sócio-espaciais e os indivíduos na compreensão da sociedade contemporânea compuseram o ultimo princípio sublinhado pelo docente português, que ainda respondeu a algumas perguntas de professores e alunos do PPG e pesquisadores do NEVIDH.
Nessa semana, Virgílio Borges está também ministrando um curso no Instituto de Ciências Humanas da UFJF, com o tema “Levando a sociologia de Pierre Bourdieu para o terreno: programa e resultados de pesquisa sobre a sociedade portuguesa.” Ele veio a Juiz de Fora a convite do PPG e do NEVIDH, por meio do edital de Recepção de Pesquisador/Colaborador do Exterior (RPCE) 2019.