Professora apresenta resultados de pesquisa de pós-doutorado no PPG de Ciências Sociais

Professora Luzania, ao centro, ao lado da coordenadora do PPG em Ciências Sociais, professora Rogéria Campos de Alemida Dutra

Professora Luzania Barreto, ao centro, ao lado da coordenadora do PPG em Ciências Sociais, professora Rogéria Campos de Almeida Dutra (foto: Ricardo Bedendo)

A professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Luzania Barreto Rodrigues, ministrou palestra no último dia 28 de junho, para os alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Ela apresentou parte de sua pesquisa de pós-doutorado realizada no PPGCSO/UFJF, entre março de 2017 e fevereiro de 2018, com orientação do professor Paulo Pontes Fraga. O estudo intitulado “Jovens atores sociais no plantio da Cannabis e no tráfico de drogas no polígono da maconha” debate o uso e o abuso de Substâncias Psicoativas, bem como a promoção de estratégias de redução de danos, em especial na região chamada de Polígono da Maconha, no nordeste brasileiro. Luzania mostrou dados referentes a sete cidades do Polígono que, segundo ela, é responsável por 40% da droga que circula no Brasil.

Durante o trabalho de pesquisa, a professora pontuou questões como as noções de infância, adolescência e juventude e suas relações com o Sistema de Justiça Criminal. Nesse contexto, realizou uma digressão histórica da judicialização da infância, destacou a historicidade das categorias sociais e argumentou sobre a justificativa de punição como técnica de controle do Estado. Ao analisar 85 processos da região estudada, a pesquisadora observou uma terminologia estigmatizante e verificou como os jovens transitam entre os mercados formal e informal e como o mercado ilegal muitas vezes aparece como complemento ao trabalho braçal. No chamado “ciclo da pobreza”, a naturalização do trabalho precoce aparece como consequência desse processo e o aprendizado de uma profissão torna-se recorrente, mesmo que represente risco a integridade dos jovens.

A professora Luzania também participou da banca examinadora da tese de doutorado da acadêmica Joyce Keli do Nascimento Silva, também orientada pelo professor Paulo Fraga, no dia 29 de junho. A tese de Joyce teve o título “Mulheres no tráfico de drogas: um estudo sobre a participação feminina em mercados ilícitos no Submédio São Francisco, nordeste brasileiro.”