Fechar menu lateral

Treinamento Profissional em Neurologia

O Serviço de Neurologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora conta com o Programa de Treinamento Profissional, que tem a duração de dois semestres letivos. O Treinamento Profissional em Neurologia objetiva permitir que o aluno de medicina aperfeiçoe seus conhecimentos em neurologia, participando de atividades como atendimento supervisionado de pacientes a nível ambulatorial e hospitalar, participação ativa na visita supervisionada aos leitos da enfermaria de neurologia do hospital universitário, participação no “clube de revista” (discussão de artigos científicos atuais) da neurologia, participação nas reuniões semanais do serviço de Neurologia com discussão de casos clínicos e reuniões mensais de neuroimagem. O programa ainda apresenta interface com projetos de extensão e pesquisa, ao permitir que o aluno colabore nesses projetos. Seguem as atividades propostas pelo programa:

  1. Acompanhamento supervisionado de pacientes no ambulatório e enfermaria do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário da UFJF.
  2. Participação ativa nas visitas supervisionadas semanais aos leitos da enfermaria do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário da UFJF.
  3. Participação do “clube de revista” (discussão de artigos científicos atuais)
  4. Participação de reunião semanal de discussão de casos clínicos
  5. Participação de reunião mensal de discussão de casos clínicos com ênfase em neuroimagem
  6. Colaboração em projetos de extensão (LIGA de neurologia, elaboração do site oficial da neurologia da UFJF, palestras para pacientes com acidente vascular encefálico e cefaleia) e pesquisa.

INSCRIÇÃO

Poderão inscrever-se os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:

1 – Ser aluno do curso de MEDICINA e ter sido aprovado na disciplina Clínica Médico-Cirúrgica VII

2 – Ter disponibilidade de 12 horas semanais;

3 – Possuir Histórico Escolar com garantia da correlação das disciplinas cursadas com o trabalho prático

do Projeto.