Tecnologia e Neurologia alinhadas para a promoção de educação através de vídeos animados

Professor: Thiago Cardoso Vale
Fundamentação teórica: As doenças neurológicas como o acidente vascular encefálico, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, cefaleia e epilepsias, determinam uma carga global grande e crescente no sistema de saúde devido a sua alta prevalência e impacto na morbimortalidade. Orientação e educação em todos os estágios das diversas doenças neurológicas é fundamental para que tenhamos diagnósticos mais precoces e instituição de tratamento mais eficazes, com redução das chances de sequela. Dentre os instrumentos utilizados para a promoção de educação em saúde, destaca-se o vídeo educativo, que foi metodologia escolhida no presente projeto.

Objetivos: Promover ações educativas e de conscientização para indivíduos com doenças neurológicas e seus cuidadores, através de vídeos educativos elaborados pelo Serviço de Neurologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF). Metodologia: Serão gravados e editados vídeos educativos, utilizando versões gratuitas de programas como PowToon e Animaker, primando por uma linguagem acessível ao paciente e seu cuidador, sobre as doenças neurológicas mais prevalentes nos ambulatórios do Serviço de Neurologia do HU/UFJF, com sua divulgação através do site de Neurologia da UFJF (https://www.ufjf.br/neurologia/), twitter e facebook e nas salas de espera dos ambulatórios de neurologia.

Público-alvo: Portadores de doenças neurológicas e seus cuidadores que frequentam o Serviço de Neurologia do HU/UFJF; estudantes de medicina e de outros cursos da área da saúde, população em geral usuária de mídias sociais.

Disponibilidade de 12 horas semanais para o desenvolvimento do material e dos vídeos além de reuniões com coordenadores do projeto (Prof. Thiago Cardoso Vale / Prof. Marcelo Maroco Cruzeiro).

Bolsistas: Bárbara Bizzo Castelo e Sabrina Gesteria Souza

Clique aqui para conferir os vídeos já produzidos vinculados ao projeto.