Informação e educação sobre doenças neurológicas pelo site de Neurologia da UFJF

Professores: Thiago Cardoso Vale

Fundamentação teórica: A Neurologia é uma área de suma importância para todo e qualquer profissional da saúde, porém é vista como uma especialidade difícil e desafiante. Para o público leigo, muitas das doenças neurológicas são desconhecidas, mesmo diante da alta prevalência mundial delas, em decorrência do envelhecimento populacional. As doenças neurológicas causam um grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos e de seus familiares. Os profissionais de saúde devem ter a orientação e educação adequadas durante sua formação para o atendimento e orientação de indivíduos com doenças neurológicas. Por outro lado, o público leigo deve ser educado quanto ao reconhecimento precoce das principais doenças neurológicas.

Objetivos: Desenvolver um site que permita disponibilizar conhecimentos básicos e necessários sobre doenças neurológicas para os profissionais da área de saúde e afins, alunos de graduação e pós-graduação, e para o público leigo. Além disso, objetiva-se disponibilizar uma plataforma para que seja possível divulgar e promover ações educativas acerca das doenças neurológicas.

Metodologia: Serão realizadas postagens semanais diversos tópicos em neurologia, com linguagem acessível para o público-leigo, estudantes da saúde, profissionais e toda pessoa que tenha interesse no assunto. Recursos audiovisuais serão disponibilizados assim como textos explicativos das principais doenças neurológicas. Entrevistas direcionadas sobre determinadas doenças realizadas com profissionais do serviço e convidados externos serão realizadas para esclarecimentos de tópicos relevantes e atuais na área.

Público-alvo: público-leigo e indivíduos interessados na área de Neurologia, abrangendo pacientes do serviço, alunos de graduação em cursos da saúde e profissionais da área.

Local de realização: Departamento de Clínica Médica – Faculdade de Medicina – Computador do Departamento será utilizado para realização das postagens no Site cujo domínio já é existente (www.ufjf.br/neurologia).

Horário de execução: O site planeja estar no ar 24 horas por dia, todos os dias por semana. O bolsista deverá reservar 12 horas semanais para atualizar o site e para preparação do material.

Bolsista: João Víctor Pinto de Paiva