Grupo de apoio aos indivíduos com doença de Parkinson e seus cuidadores

Professores: Thiago Cardoso Vale

Fundamentação teórica: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica e degenerativa, com relevante prevalência na população acima de 60 anos. Cursa principalmente com bradicinesia, rigidez, tremor e instabilidade postural, além de sintomas não-motores como depressão, distúrbios do sono, do olfato e alucinações. Sendo uma doença progressiva e atualmente incurável, é grande o seu impacto na qualidade de vida dos doentes e de seus familiares, sendo necessário orientação e educação em todas seus estágios.

Objetivos: Manter um grupo de apoio aos pacientes com DP e seus cuidadores já criado, para promover ações educativas semanais acerca da doença no Serviço de Neurologia da Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF).

Metodologia: Serão realizados palestras semanais para esclarecimento sobre diversos tópicos da DP, primando por uma linguagem acessível ao paciente e seu cuidador e criando um ambiente propício para troca de experiências, retirada de dúvidas e crenças. Recursos audiovisuais e filmes serão exibidos, assim como panfletos e cartilhas de orientação serão confeccionadas.

Público-alvo: pacientes portadores de DP e seus cuidadores que frequentam o Serviço de Neurologia do HU/UFJF.

Local de realização: Anfiteatro/Ambulatório de Distúrbios de Movimento do HU/UFJF.

Horário de execução: Segunda-Feira, semanalmente, de 13h às 17h.

Bolsistas: Clara de Oliveira Menon e Jordana Alícia Silveira Lopes