Professores: Ana Laura Maciel Almeida e Leopoldo Antônio Pires
Fundamentação Teórica: O envelhecimento revela mudanças no indivíduo, em seus aspectos psicológicos, sociais, físicos e neuropsicológicos, e no ambiente que o cerca. Apresentando alta incidência no idoso, as síndromes demenciais podem trazer déficits de cognição, memória, linguagem, funções executivas, além de gnosias e praxias, interferindo na autonomia, no desempenho social e profissional do indivíduo. Dado que as enfermidades crônico-degenerativas e os transtornos mentais sofrem influência do envelhecimento populacional e sendo os quadros de demência frequentes entre os idosos, é essencial discutir sobre a adequação da atenção a esse tipo de paciente. A avaliação de qualidade de vida de pacientes e familiares tem sido o foco de muitos estudos na área da saúde, o que ganha ainda mais impacto quando a doença em questão envolve comprometimento cognitivo e problemas psicológicos associados, frente à necessidade de um cuidado atencioso. Dessa forma, o sucesso do tratamento depende da orientação adequada do cuidador quanto à rotina, alimentação e canais de comunicação com o paciente, para que ambos sejam beneficiados em termos de bem-estar e satisfação com a vida.
Objetivos: Educar os cuidadores a lidarem de forma mais adequada com a realidade das síndromes demenciais, buscando melhorias na qualidade de vida tanto do paciente como daqueles que dele cuidam.
Metodologia: Serão realizados encontros semanais no Serviço de Neurologia do HU/UFJF. Serão aplicados questionários aos acompanhantes com o objetivo de se conhecer suas principais dúvidas e dificuldades em relação ao cuidado de outrem. Serão ministradas palestras sobre os principais aspectos das síndromes demenciais (prevenção, diagnóstico e tratamento), além da utilização de estratégias audiovisuais (vídeos/panfletos/folders). Serão realizadas reuniões mensais com os cuidadores para serem discutidos outros aspectos, incluindo pontos éticos, morais e legais do cuidado e assuntos solicitados pelos mesmos.
Público-Alvo: Pacientes e cuidadores atendidos no ambulatório de doenças neurodegenerativas do HU/UFJF, alunos de medicina e de outros cursos da área de saúde.
Disponibilidade de 12 horas semanais para a preparação do material e preparação das palestras e orientações aos cuidadores, bem como para as reuniões mensais com os cuidadores e reuniões com os orientadores Profª. Ana Laura Maciel Almeida e Prof. Leopoldo Antônio Pires.
Bolsista: Adriano Fernandes de Mendonça. Voluntário: Larissa Souza Durço Alves.