Fechar menu lateral

11 de abril – Dia Mundial do Parkinson

         A doença de parkinson (DP), mundialmente honorada no dia 11 de abril, é um acometimento que segundo a OMS atinge 1% da população mundial com mais de 65 anos, já no Brasil estima-se que 200 mil pessoas lidam com esse problema. Tais números revelam uma prevalência alta, sendo uma das doenças neurológicas mais comuns entre a população idosa. Nesse sentido, o dia reservado à doença de parkinson é importante para auxiliar na disseminação de informações sobre o diagnóstico, tratamento e prognóstico.

      A DP é uma doença crônica e degenerativa que cursa principalmente com bradicinesia, rigidez, tremor e instabilidade postural, além de sintomas não-motores como depressão, distúrbios do sono, do olfato e alucinações. Tem um caráter progressivo e ainda não há cura, mas há tratamento, e com forte impacto na qualidade de vida dos doentes e de seus familiares, sendo necessário orientação e educação em todas seus estágios.

         Pensando nisso, o serviço de neurologia do HU/UFJF-EBSERH oferece um grupo de apoio aos indivíduos com doença de parkinson e seus cuidadores, que ocorre mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês às 16:30hs, com livre demanda, ou seja, é só comparecer ao serviço de neurologia na data e horário especificados. Nas reuniões, são realizadas palestras para esclarecimento sobre diversos tópicos da DP, primando por uma linguagem acessível ao paciente e seu cuidador e criando um ambiente propício para troca de experiências, retirada de dúvidas e crenças. Recursos audiovisuais e filmes são exibidos, assim como panfletos e cartilhas de orientação são distribuídas.

        Assista à entrevista do professor do departamento Thiago Vale no MGTV 1a edição, sobre o grupo de apoio: Clique aqui

 

 Referências bibliográficas:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34589-doenca-de-parkinson

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53310-dia-mundial-de-conscientizacao-da-doenca-de-parkinson