A disciplina Tecnologias da Informação para Gerenciamento de Projetos (código CCI047) é uma disciplina eletiva, com 2 horas-aula semanais, todas as 4as-feiras, no horário de 14:00 às 16:00. São oferecidas semestralmente 20 vagas e o requisito para cursá-la é ter aprovado a disciplina Projeto Arquitetônico (AUR064).
A disciplina CCI047 surgiu em 2015, a partir de uma demanda por competências relacionadas com o uso de software no âmbito do Gerenciamento de Projetos, não contempladas naquela época nem ainda hoje no currículo do curso de Engenharia Civil da nossa Faculdade. Tais demandas foram atendidas inicialmente através de uma Atividade de Flexibilização curricular, a qual ganhou forma e tornou-se em disciplina eletiva a partir do segundo semestre de 2007.
Ementa da disciplina:
- Introdução ao Gerenciamento de Projetos
- Uso do computador na prática do Gerenciamento de Projetos: Planejamento, Execução e Controle.
Objetivos da disciplina:
- Discutir alguns conceitos básicos sobre Gerenciamento de Projetos
- Conhecer algumas ferramentas de software a fim de que, no final do período, os alunos sejam capazes de modelar pequenos projetos utilizando software de auxílio ao Gerenciamento de Projetos e simular o ciclo de vido da execução de um projeto, realizando algumas análises básicas do seu desempenho.
O programa da disciplina inicia com uma contextualização histórica do Gerenciamento de Projetos e seu desenvolvimento. Através de um exemplo vão sendo desenvolvidos os diferentes tópicos, começando pelo conceito de “Projeto”. O Gerenciamento de Projetos surge a partir da constatação de que, no âmbito profissional da Engenharia Civil, os projetos têm uma estrutura complexa, a qual inclui, além de objetivos, restrições quanto a escopo, prazos e custo. São apresentadas as etapas básicas do ciclo de vida básico de um projeto: Planejamento, Execução e Controle e sua implementação no software MS-Project. Leituras complementares possibilitam uma compreensão dos aspectos gerais da disciplina.
A avaliação da disciplina envolve a realização de exercícios práticos, leituras dirigidas, e um trabalho semestral, realizado em equipe, em etapas.