A química tecnológica atua na área de interface entre a ciência e a inovação, sendo a pesquisa aplicada voltada para o desenvolvimento tecnológico o cerne dosprojetos, associada às diferentes interações institucionais e interinstitucionais tanto acadêmicas como industriais em diferentes áreas de conhecimento.
Os principais trabalhos em desenvolvimento experimental estão relacionados com a área de química de alimentos, com ênfase na físico-química e na caracterização de materiais, utilizando técnicas espectroscópicas e de investigação nano e microestrutural.
A química de alimentos está caracteristicamente relacionada à identificação dos determinantes moleculares, das propriedades materiais e da reatividade química de matrizes alimentares, bem como à aplicação efetiva desse entendimento à melhora de formulações, processos e estabilidade dos alimentos. Um de seus objetivos importantes é a determinação de relações de causa-efeito e estrutura-funcionalidade entre as diferentes classes de componentes químicos.
Já a tecnologia de alimentos pode ser definida como uma tentativa controlada para preservar, transformar, criar ou destruir uma estrutura que foi transmitida pela natureza ou pelo processamento. Atualmente existem inúmeras ferramentas de caracterização disponíveis para sondar a estrutura dos alimentos visando racionalmente projetar processos que melhorem a qualidade dos produtos.
O laboratório de Química e Tecnologia (QUIMTEC) do Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (NEEM) do departamento de Química da UFJF é o único laboratório no Brasil em uma instituição pública de pesquisa a possuir uma linha completa de equipamentos para pesquisa tecnológica em ultra alta temperatura, associada a equipamentos analíticos de microestrutura e microanálise, permitindo assim realizações de aplicações laboratoriais na área de alimentos.